
Manter a rotina de atividades físicas no verão costuma ser algo muito desafiador. Afinal, as altas temperaturas aumentam a sensação de fadiga, intensificam a transpiração e atrapalham o desempenho durante a execução dos exercícios. Por isso, para treinar nesse calor sem passar mal, é preciso manter alguns cuidados. Confira os mais importantes a seguir:
Como treinar no calor sem passar mal?
1
Priorize uma alimentação mais leve
Para treinar no calor sem passar mal, é essencial prestar atenção no que você come. O Antonio Rebolho, professor e personal trainer da Academia Gaviões, recomenda priorizar o consumo de alimentos naturais, para não sobrecarregar o corpo e, assim, evitar desconfortos durante o treino.
“Indico o consumo de alimentos naturais, que vão dar uma vascularização maior ao corpo, o que confere mais energia para o exercício, porém não vão aumentar a temperatura interna. Um bom alimento que pode ser usado em dias de calor por exemplo é a beterraba, que aumenta o nitrogênio muscular e dá disposição para a atividade. O tubérculo pode ser consumido tanto como suco quanto em saladas”, diz.
2
Escolha roupas adequadas
A escolha de roupas adequadas faz toda a diferença para treinar no calor em segurança e prevenir o mal-estar. “É essencial utilizar trajes esportivos mais leves, que tenham uma boa absorção de suor”, indica o profissional.
3
Evite os horários mais quentes do dia
Uma das dicas mais importantes para treinar no calor sem passar mal é evitar os horários de pico do sol, que tendem a ser entre 10h e 16h. Esse cuidado se torna ainda mais necessário quando você vai se movimentar ao ar livre, de acordo com o personal trainer.
4
Reforce a hidratação
“Assim como é necessário que o aluno esteja muito bem alimentado, a água desempenha um papel fundamental na hidratação. Uma boa opção é sempre carregar um isotônico, alguma fonte de nutrição líquida de rápida absorção antes ou após a atividade”, fala Rebolho.
5
Dê um tempo para o seu corpo se recuperar
“Ao finalizar a sequência de exercícios, reserve de 5 a 7 minutos para o seu corpo voltar, ter uma homeostase, ou seja, para que seu corpo volte a uma temperatura natural adequada e depois disso sim sair da academia. Isso é um pré-cuidado para que o corpo volte a estar de acordo com o ambiente. Se estiver de carro, fique um minutos com circulação de ar considerada boa e depois siga”, destaca.
Treinar no calor emagrece mais?
Provavelmente, você já ouvir falar que treinar no calor ajuda a emagrecer mais rápido. Mas a verdade é que isso não passa de um mito.
Praticar atividades físicas em dias quentes aumenta a perda de água, mas não a de gordura. Inclusive se exercitar em dias quentes sem tomar os cuidados necessários pode ser perigoso, especialmente devido ao risco de desidratação.