Emprego

Novo estudo mostra que ser bonito pode impacta…

Novo estudo mostra que ser bonito pode impacta…

Aparentemente, ser bonito pode, sim, te dar vantagens profissionais. Um estudo americano publicado no periódico Information Systems Research mostrou que existe uma ligação entre atratividade física e sucesso na carreira. 

De acordo com as descobertas, graduados atraentes em MBA não só ganhavam salários mais altos, mas também tinham significativamente mais probabilidade de conseguir cargos de prestígio – a aparência deles pode ter influenciado as trajetórias profissionais ao longo de décadas.

Para conduzir esse estudo, um time de pesquisadores analisou os dados de mais de 43 mil alunos graduados em MBA. Eles rastrearam como a atratividade e o sucesso na carreira de cada um evoluíram ao longo de um período de 15 anos.

Os pesquisadores descobriram que os graduados mais bonitos eram recompensados pela sua beleza. Para os 10% mais atraentes, esse prêmio se traduzia em uma diferença salarial de US$ 5,5 mil a mais por ano, comparando com os menos bonitinhos. Acumulada durante o período do estudo, essa diferença totaliza US$ 82,5 mil – ao longo de toda uma carreira, ela pode resultar em dezenas de milhares de dólares em ganhos cumulativos.

O estudo, intitulado “Quando a beleza compensa? Uma análise de aparência baseada em imagem em larga escala sobre transições de carreira”, também destaca como essas vantagens se amplificam ao longo do tempo. 

Continua após a publicidade

Os indivíduos atraentes, por exemplo, tiveram 52,4% mais probabilidade de ocupar cargos de prestígio nos 15 anos seguintes à graduação, demonstrando que o impacto da aparência se estende muito além dos estágios iniciais da carreira.

Contudo, esses benefícios não são uniformes em todas as áreas de atuação. Campos que exigem interação social frequente, como gestão e consultoria, são aqueles que mais recompensam a beleza, com a atratividade percebida como uma vantagem. Por outro lado, os campos mais técnicos como TI e engenharia eram significativamente menos tendenciosos nesse quesito.

“Este estudo mostra como a aparência molda não apenas o início de uma carreira, mas sua trajetória ao longo de décadas”, diz Nikhil Malik, principal autor do estudo e professor da University of Southern California. “Essas descobertas revelam um efeito persistente e composto da beleza em ambientes profissionais.”

Continua após a publicidade

Este estudo em larga escala fornece um dos exames mais abrangentes sobre o impacto de longo prazo da aparência nos resultados da carreira e enfatiza a necessidade de as organizações reconhecerem e abordarem preconceitos em contratações e promoções.

“Esta pesquisa ressalta como os preconceitos vinculados à aparência física persistem na formação de resultados de carreira, mesmo para profissionais altamente qualificados”, diz Param Vir Singh, coautor e professor da Carnegie Mellon University.

“É um lembrete claro de que o sucesso é influenciado não apenas por habilidades e qualificações, mas também por percepções sociais de beleza”, conclui Kannan Srinivasan, coautor também da Carnegie Mellon University.

Compartilhe essa matéria via:

Related posts
Emprego

Salários de admissão em São Paulo são os maiores do Brasil; veja o ranking

Em 2024, o salário de admissão real no Brasil, ou seja, o valor inicial oferecido a um trabalhador…
Leia mais
Emprego

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar...

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a…
Leia mais
Emprego

decisão de Gilmar Mendes realça disputa entre STF e Justiça do Trabalho

A decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira (14), suspendendo todos os…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.