Digital

Design da porta USB-C do iPhone 16e é alvo de críticas pela iFixit

Design da porta USB-C do iPhone 16e é alvo de críticas pela iFixit

iFixit publicou recentemente um teardown completo do iPhone 16e, o modelo “mais acessível” da linha iPhone 16.

O dispositivo traz algumas novidades interessantes, como o modem C1, o primeiro desenvolvido pela Apple. No entanto, ele também recebeu críticas pela dificuldade para trocar a porta USB-C, considerada um “design terrível” pelos especialistas.

A análise revelou que o iPhone 16e compartilha boa parte da sua arquitetura com o iPhone 14 — o que explica algumas escolhas de design que parecem um passo atrás em relação a outros modelos da linha 16.

Posts relacionados

  • Primeiro desmonte do iPhone 16e revela peculiaridades do modelo
  • YouTuber revela a capacidade da bateria do iPhone 16e

Por um lado, a Maçã incluiu recursos que facilitam a reparabilidade, como um adesivo especial na bateria que pode ser liberado com uma pequena carga elétrica e um suporte de metal que protege cabos internos durante a abertura do aparelho.

Por outro, a troca da porta USB-C exige a remoção de praticamente todos os componentes internos, incluindo bateria, placa lógica e câmeras, o que torna o processo bem mais complicado do que nos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max, por exemplo.

Um dos destaques positivos é o novo modem C1. Fabricado num processo de 4 nanômetros e integrado à DRAM 1 na placa RF, ele promete ser 25% mais eficiente em consumo de energia do que os modems da Qualcomm usados em outros modelos de iPhones.

Essa eficiência pode ajudar a melhorar a duração da bateria — que, aliás, é um pouco maior no iPhone 16e (15,55Wh) em comparação ao 16 (13,83Wh). Outro ponto bastante criticado e apontado pela iFixit é a ausência do MagSafe.

Modem C1 da Apple

C1 é a aposta da Apple para substituir os modems da Qualcomm em iPhones [atualizado]

Embora isso limite a velocidade de carregamento sem fio a 7,5W, pode ser uma vantagem indireta, já que o carregamento mais lento gera menos calor, o que ajuda a preservar a saúde da bateria a longo prazo.

Por outro lado, a iFixit elogiou a Apple por dar alguns passos importantes em direção ao “direito ao reparo”. A empresa reduziu as restrições de emparelhamento de peças, uma mudança influenciada por novas leis em estados dos Estados Unidos (como Oregon e Colorado) e na União Europeia.

Além disso, a Apple publicou manuais oficiais para reparos, incluindo instruções detalhadas para a substituição da porta USB-C. Apesar disso, o processo ainda é considerado muito trabalhoso, o que frustra um pouco os avanços em outras áreas.

No geral, o iPhone 16e recebeu uma nota provisória 7 (de 10 possíveis) em reparabilidade, a mesma pontuação dada a outros modelos da linha iPhone 16.


iPhone 16e (miniatura)
Pré-venda
iPhone 16e
de Apple
Preço à vista: a partir de R$5.219,10
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cor: branco ou preto
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

1    Dynamic random access memory, ou memória dinâmica de acesso aleatório.

Related posts
Digital

iPhone 16 Pro: apenas uma versão compacta do melhor celular Apple? Análise / Review

O TudoCelular analisou o que o iPhone 16 e sua versão Pro Max têm a oferecer…
Leia mais
Digital

Google Street View: Carros vão percorrer o país para actualizar mapas

A Google anunciou recentemente que irá recolher novas imagens para a funcionalidade Google Street…
Leia mais
Digital

Astrônomos descobrem a maior chance de vida fora da terra até aqui

Na Terra, as substâncias químicas dimetilsulfeto (DMS) e dissulfeto de dimetila são produzidas…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.