Estilo de Vida

3 dicas para iniciantes no agachamento búlgaro

3 dicas para iniciantes no agachamento búlgaro

Dentre os diversos exercícios físicos para fortalecimento da musculatura, o agachamento é um que possui diversas variedades e uma delas é amada – ou não – por quem pratica musculação e pede força, equilíbrio e estabilidade: o agachamento búlgaro.

O agachamento búlgaro é um exercício unilateral, onde uma perna fica apoiada em um banco ou algo elevado atrás da pessoa, que fará a movimentação semelhante ao afundo. A intensidade varia, caso seja praticado segurando um peso. 

Por ser um exercício complexo, requer muita prática e sempre com a supervisão de um profissional para que não tenha nenhum tipo de lesão. O gerente técnico da Bio Ritmo, Guilherme Leme, ressalta que o agachamento búlgaro é um exercício difícil e, é preciso começar com exercícios menos complexos e ir evoluindo.

“Ele (agachamento búlgaro) é um exercício que exige boa coordenação, bom nível de força e de equilíbrio por ser feito em base unipodal. Para iniciantes é mais recomendado trabalhar com exercícios menos complexos com base estável e bipodal. Exemplos: leg press, afundo ou agachamento. Se há a necessidade de trabalho unilateral com iniciantes, o mais indicado é começar usando o leg press e as máquinas monoarticulares de flexão e extensão dos joelhos.”

Principais músculos trabalhados no agachamento búlgaro 

  • Glúteo máximo
  • Quadríceps (parte da frente da coxa)
  • Isquiotibiais (parte de trás da coxa)
  • Panturrilhas
  • Core (abdômen e lombar, para equilíbrio)

Veja a seguir 3 dicas para iniciantes no agachamento búlgaro.

Continua após a publicidade

1

A posição das pernas começa no apoio

Para entender corretamente qual a distância das pernas para o apoio, você deve se sentar, esticar a perna e onde o calcanhar ficar no chão é exatamente aonde você vai levantar e, assim, entender a distância que seu pé ficará no apoio que será usado para a execução do movimento

2

Utilize um cabo de vassoura

Isso vai facilitar o seu equilíbrio na hora de executar o movimento. Quanto mais praticar, mais equilíbrio terá e, assim, não precisará mais do cabo de vassoura para realizar o agachamento búlgaro.

Continua após a publicidade

3

Entenda o objetivo do exerício

Ao projetar o bumbum para trás e inclinar o tronco pra frente, você vai exercitar ainda mais a região do glúteo

Continua após a publicidade

Assista abaixo a mais dicas sobre a execução do agachamento búlgaro:

Continua após a publicidade

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Related posts
Estilo de Vida

Kristen Stewart leva o estilo 'boyish' ao tapete vermelho de Cannes 2025

O tapete vermelho do Festival de Cannes está dando o que falar e um dos assuntos mais comentados…
Leia mais
Estilo de Vida

Horóscopo da semana: previsões de 19 a 25 de maio

A semana chega com clima de encerramento, já que estamos na Lua Minguante em Aquário — tempo de…
Leia mais
Estilo de Vida

Como cada signo lida com as obrigações

Na Astrologia, Saturno é o planeta que representa nossa relação com o dever, a maturidade e as…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.