Digital

A Verdade Sobre o Impacto da IA no Trabalho

A Verdade Sobre o Impacto da IA no Trabalho

Com a inteligência artificial cada dia mais em alta, será que em breve poderemos relaxar no trabalho? Para muitos, a resposta seria positiva, mas não é bem assim que as coisas vão funcionar, de acordo com um novo estudo. Essa pesquisa realizada na Europa, inclusive, questiona também os benefícios da existência de chatbots como o ChatGPT.

O estudo traz alguns dados que chamam a atenção, mas a boa notícia é que seu emprego está garantido, ao menos por enquanto. Já a má notícia é que as ferramentas de IA não estão sendo tão úteis quanto se imaginava. Pelo menos não da forma na qual elas se vendem. Entenda o que está acontecendo e por que esse estudo pode servir como um alerta para quem está se empolgando demais com essa tecnologia.

Só 3%?

A pesquisa que estamos falando foi realizada por dois pesquisadores da Dinamarca, Anders Humlum e Emilie Vestergaard. A dupla analisou de perto o impacto real da IA na rotina profissional, sem se basear apenas em exemplos isolados. Com base em dados de cerca de 25 mil funcionários em mais de 7 mil empresas no país, o resultado mostrou que pessoas que usam ferramentas de inteligência artificial no trabalho economizam, em média, apenas 3% de seu precioso tempo. É isso mesmo que você leu: somente três por cento.

Além disso, o uso dessas ferramentas teve um impacto positivo somente nos salários de, no máximo, 7% dos funcionários. Colocando em termos práticos, esse número está longe de representar uma transformação significativa do uso de IA no mercado de trabalho, pelo menos segundo o estudo do National Bureau of Economic Research.

Há muitas razões para isso, e nem todas estão relacionadas à tecnologia em si. Em muitos casos, a inteligência artificial não é usada da maneira mais útil. Muitas empresas simplesmente disponibilizam ferramentas como o ChatGPT ou o Copilot sem fazer uma integração real com seus processos internos. Como resultado, a IA acaba funcionando de forma paralela, mas cheia de falhas.

Outro fator importante é que essas ferramentas exigem uma curva de aprendizado. Então, antes de trazer ganhos para os usuários, é preciso investir tempo para entender como elas funcionam de verdade na prática. E mesmo quando elas ajudam a economizar tempo, como na produção de textos, o tempo que sobra nem sempre é aproveitado de forma realmente produtiva. Em vez de ser usado em tarefas criativas ou mais estratégicas, ele muitas vezes se perde na correria do dia a dia. E em alguns casos, o uso da IA acaba até criando novas tarefas que antes não existiam.

IA precisa de estrutura, não só de marketing

Os pesquisadores da Dinamarca foram bem claros na conclusão do estudo. Quando as empresas oferecem treinamento e fazem uma implementação bem planejada da IA, os resultados são muito melhores. Tudo isso prova que a tecnologia tem sim potencial, mas apenas se for usada com a seriedade que precisa. Pode ser que ela ainda exija mais tempo para mostrar tudo o que é capaz de fazer. Afinal, nem a internet em si provocou uma grande revolução de uma hora para outra.

E para você, como tem sido o uso da IA no seu trabalho? A inteligência artificial já faz parte da sua rotina diária? Ela tem feito diferença de verdade? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários abaixo

Related posts
Digital

A Apple agora considera o iPhone 8 um produto vintage

A Apple atualizou recentemente sua lista de produtos vintage e obsoletos, incluindo novos modelos…
Leia mais
Digital

Firefox expande extensões no Android e facilita download em dispositivos móveis

O aplicativo Firefox para Android está expandindo seu limitado suporte de extensão com 10…
Leia mais
Digital

Estas impressoras foram enviadas com malware durante 6 meses

Um fabricante de impressoras lançou inadvertidamente drivers falsos e infetados, usados para…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.