Negócios

AI Agents têm impacto direto na eficiência de empresas, revela pesquisa

AI Agents têm impacto direto na eficiência de empresas, revela pesquisa

Todas as empresas que já adotaram agentes de inteligência artificial relataram ganhos expressivos em eficiência operacional. É o que revela o “AI Agents Report 2025”, novo relatório do Distrito divulgado em primeira mão pelo Startups. O estudo ouviu 31 líderes de empresas brasileiras para mapear o cenário atual da adoção de AI Agents e explorar o potencial transformador da tecnologia. Segundo a pesquisa, 74% das companhias já testaram esses agentes em alguma aplicação prática e, atualmente, 67% os utilizam ativamente em seus processos internos.

Diferente dos assistentes tradicionais de IA, os AI Agents vão além de apenas sugerir ações: eles são capazes de executar tarefas de forma autônoma. Podem ser ativados por comandos de texto ou sensores, e operam com tecnologias avançadas como o aprendizado por reforço e o RAG (Retrieval Augmented Generation) — abordagem que permite acesso em tempo real a dados atualizados, ampliando sua capacidade de adaptação e resposta.

“Isso abre um novo horizonte para empresas que querem escalar operações sem aumentar custos ou complexidade”, afirma Gustavo Araújo, CIO e co-fundador do Distrito, em nota.

Os números por trás da adoção

Todos os respondentes da pesquisa afirmaram já ter ouvido falar sobre agentes de IA, e 90,3% disseram saber exatamente o que são e como funcionam.

Cerca de 81% das empresas implementaram AI Agents em clouds públicas como AWS, Azure e Google Cloud — um indicativo da busca por escalabilidade, acessibilidade e suporte robusto oferecido por provedores líderes. Outros 28,6% optam por arquiteturas híbridas, 14,3% utilizam nuvens privadas e 4,8% apostam no Edge AI, com execução local sem dependência da nuvem.

A OpenAI lidera entre as bibliotecas mais utilizadas, sendo a escolha de 71% das empresas, impulsionada pela popularidade de suas APIs. O relatório também aponta que 57% já adotam o LangChain — ferramenta que facilita a orquestração de agentes, permitindo maior personalização e integração com diferentes fluxos de trabalho.

Outro dado relevante é que 76,2% das organizações já aplicam AI Agents no atendimento ao cliente, enquanto 57,1% os utilizam para automação interna e inteligência de dados. Outras áreas que também se destacam pelo uso ou pelo potencial de adoção são automação de processos internos (52,4%), recursos humanos (47,6%) e marketing e vendas (47,6%).

“Seja para análise de dados, atendimento ao cliente ou otimização de processos internos, a adoção dessa tecnologia não é mais uma questão de futuro – é uma necessidade presente para empresas que desejam liderar seus mercados. Mais do que implementar ferramentas isoladas, é hora de construir capacidades internas robustas por meio de AI Factories, com governança, talentos e estratégia de longo prazo”, destaca Gustavo.

Adoção ainda enfrenta barreiras

Apesar do entusiasmo com a tecnologia, a adoção de AI Agents ainda enfrenta obstáculos. Para 36% das empresas, a principal barreira é a falta de conhecimento técnico interno. Elas também citam o custo elevado e as preocupações com segurança e privacidade, ambos mencionados por 27% dos respondentes.

Os resultados indicam que, apesar dos benefícios evidentes, muitos líderes ainda enfrentam desafios para justificar investimentos mais robustos, especialmente na ausência de casos concretos e evidências práticas de retorno sobre o investimento.

Related posts
Negócios

Creator economy para empreendedores: Como prof...

Creator Economy, em português, serve para Economia dos Criadores – o que se cria são conteúdos…
Leia mais
Negócios

Strava compra startup britânica de treinos Runna

O app de monitoramento de treinos Strava anunciou nesta quinta-feira (17) que firmou acordo…
Leia mais
Negócios

Brasil bate recorde na abertura de pequenos ne...

O Brasil bateu recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses deste ano, com…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.