Estilo de Vida

Alimentos que evitam azia e refluxo

Alimentos que evitam azia e refluxo

Presentes na vida de muitas pessoas, a azia e refluxo são dois quadros digestivos que causam incômodo e sensação de queimação devido ao retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.

De acordo com Ana Beatriz Guiesser, nutricionista do Instituto Sallet, uma das formas mais simples de evitar esses problemas é através da comida, uma vez que certos certos alimentos podem estimular a produção excessiva de ácidos no estômago e piorar os desconfortos.

A seguir, ela aponta o que evitar ou até mesmo eliminar da dieta para reduzir as crises de azia e refluxo. Confira!

Alimentos que causam azia e refluxo

Alimentos ácidos, por exemplo, frutas cítricas, tomate, molho de tomate e vinagre podem causar a piora da azia e da queimação.

Continua após a publicidade

“Não são todos os pacientes que são sensíveis aos alimentos cítricos, porque algumas frutas cítricas têm um pH menos ácido do que o do estômago. Ou seja, nem sempre o alimento cítrico vai causar desconforto. É importante que cada um observe a reação do próprio organismo em relação a isso”, afirma a profissional.

Temperos muito fortes e alimentos picantes, como pimentas, podem agravar a azia e a sensação de queimação no estômago. Isso porque eles estimulam a produção do suco gástrico, tornando o ambiente mais propício para o surgimento de desconfortos digestivos.

Continua após a publicidade

A cafeína, substância presente no café, no chá preto, no chá verde, nos refrigerantes de cola e em outros alimentos, pode estimular a produção de ácido e irritar a mucosa estomacal, o que agrava a azia e a queimação.

Chocolate

O chocolate, principalmente nas versões branca e ao leite, pode ser um inimigo para quem sofre de azia e refluxo. Além de ser rico em gorduras, que demoram mais para serem digeridas, ele contém cafeína, que irrita o estômago, e teobromina, composto que está associado ao relaxamento do esfíncter esofágico, o que pode favorecer o surgimento de sintomas gástricos.

Continua após a publicidade

A cebola, especialmente quando crua, pode agravar a azia e o refluxo, uma vez que gera o relaxamento do esfíncter e carrega muitas fibras, que fermentam no estômago.

Alimentos gordurosos e frituras, como batata frita, manteiga, bolos e hambúrgueres, por exemplo, demoram mais tempo para serem digeridos e, com isso, estimulam ainda mais a produção de ácido gástrico, gerando irritações e contribuindo para o aparecimento desses desconfortos.

  • Alimentos muito açucarados
Continua após a publicidade

Quando consumido em excesso, o açúcar, que é um tipo de carboidrato simples, provoca o relaxamento do esfíncter e pode permitir o refluxo de ácido gástrico para o esôfago.

As bebidas gaseificadas, como energéticos e refrigerantes, aumentam a pressão interna e dão aquela sensação de peso no estômago.

Continua após a publicidade

As bebidas alcoólicas irritam o revestimento do esôfago e do estômago e provocam o relaxamento do esfíncter esofágico.



Related posts
Estilo de Vida

Milão 2025: Brasil Brilha na Maior Festa do Design Mundial

por Almir Soares | Sócio-Diretor da A4&Holofote Comunicação Enquanto meus amigos postavam…
Leia mais
Estilo de Vida

Sua casa é refúgio de um mundo cheio de ruído – Vida Organizada

O mundo pode ser demais. O barulho das ruas, as luzes artificiais, a urgência dos dias. A cidade…
Leia mais
Estilo de Vida

Juliette fala sobre álbum novo, planos de casam...

Juliette promete uma experiência completa de balada, colocando todo mundo para dançar com seu novo…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.