Negócios

Brasil domina ranking de ecossistemas de inovação na América Latina

Brasil domina ranking de ecossistemas de inovação na América Latina

Parece que não avançou, mas avançou. Essa é a conclusão ao observar a posição atual do Brasil no ranking global de ecossistemas de inovação. Segundo o estudo Global Startup Ecosystem Index 2025, levantamento internacional feito pela StartupBlink com apoio de empresas como Siemens, Crunchbase e Semrush, o Brasil repetiu a posição obtida no mesmo ranking em 2024. Este ano, o país está em 27º lugar, atrás da Áustria e à frente da Itália.

Entretanto, olhando para os dados, as coisas parece um pouco melhores. De acordo com o levantamento, o Brasil anotou de 2024 para 2025 um crescimento de 21,7% em seus ecossistemas de startups. Além disso, o número de cidades brasileiras no top 1000 global subiu de 25 para 28 cidades, sendo que mais de 60% dessas cidades melhoraram sua posição no ranking.

Com estes dados, o país segue na liderança em comparação com outros ecossistemas latino-americanos. A bem da verdade, no Top 10 da América Latina, cinco ecossistemas são brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e capital gaúcha, que subiu 10 posições e tirou Montevidéu do ranking.

A principal rival regional, a Colômbia, possui apenas 2 cidades no top 10 sul-americano – Bogotá e Medellin.

Para Pedro Valério, diretor do Instituto Caldeira, principal hub de inovação em Porto Alegre, a entrada da capital gaúcha no Top 10 latino-americano, é um reflexo significativo da da articulação que vem se consolidando no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, incluindo iniciativas como o Caldeira e o South Summit.

“Apesar dos muitos desafios enfrentados nos últimos anos, estamos testemunhando um fortalecimento contínuo de parques tecnológicos, hubs de inovação e iniciativas que buscam fomentar o empreendedorismo em diferentes regiões do estado, um movimento que tem se mostrado resiliente e cada vez mais maduro. Mais do que um crescimento quantitativo de startups, o que se percebe é uma evolução qualitativa na forma como a inovação é compreendida e aplicada. Isso nos dá confiança de que estamos construindo um ambiente fértil para o surgimento de soluções relevantes, competitivas e com potencial de impacto global”, afirma o executivo.

Destaques em inovação

Para a surpresa de ninguém, São Paulo se manteve como a principal cidade brasileira no ranking, ocupando o 23º lugar global, liderando no ranking da América Latina. É um ecossistema 8 vezes maior que o segundo brasileiro na lista, o Rio de Janeiro, que ficou no 147º lugar no ranking, ultrapassando Curitiba, que mesmo com um crescimento de 8,5% caiu 12 posições e ficou em 149º lugar.

Campinas foi a cidade com maior crescimento percentual do país (208,9%), subindo 210 posições e agora é a 8ª nacional. Joinville também fez bonito no ranking de inovação, subindo 108 posições entrando no Top 10 brasileiro em 9º lugar, com um crescimento de 84,4%. Rio do Sul fez a estreia mais alta entre cidades brasileiras, entrando diretamente em 734º no mundo.

Com a escalada de Joinville e Campinas, quem perdeu posições foi Recife, que caiu para o 10º lugar no ranking nacional. Já Florianópolis, conhecida como a “Capital Brasileira das Startups”, subiu cinco posições no ranking global (278º lugar) e manteve o sexto lugar no ranking nacional.

“Florianópolis já é um ecossistema consolidado e reforça isso ao subir cinco posições no ranking mundial, enquanto Joinville desponta como um case de crescimento e descentralização, ao registrar um dos maiores crescimentos e subir 108 posições mundialmente. Trata-se do resultado de um esforço desde os anos 1980 de busca por tecnologia e inovação, aliados aos potenciais industriais de Santa Catarina e uma parceria efetiva entre empresas, associações e poder público”, avalia Diego Brites Ramos, presidente da ACATE, em nota.

Related posts
Negócios

Brex e Zip firmam acordo para reduzir queima rumo ao IPO

A Brex voltou a se associar a um antigo concorrente como parte de sua estratégia de crescimento e…
Leia mais
Negócios

Depois de rodada, SuaQuadra faz parceria com BS2 Seguros

A plataforma de aluguel de imóveis comerciais SuaQuadra firmou parceria com a BS2 Seguros…
Leia mais
Negócios

Rede de academias carioca diferentona é a nova aposta de Rony Meisler

O Rebels Ventures, fundo criado por Rony Meisler, Fernando Sigal, Jayme Nigri Moszkowicz e José…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.