Ícone do site Blog – BolsaMaisBrasil.org

Bungee fit: o que é, como fazer e benefícios

Bungee fit: o que é, como fazer e benefícios

Diferente de todas as modalidades, o bungee fit é uma atividade física que proporciona uma sensação semelhante a ter trampolins presos aos pés, com direito a muitos saltos “livres”. Isso porque ela é feita através de faixas elásticas presas ao teto e o corpo.

Mas será que essa atividade traz benefícios para o corpo e a saúde ou é apenas uma experiência de diversão? A seguir, nós explicamos!

O que é e como é feito o bungee fit

Os movimentos de bungee são atividades cardiovasculares de baixo impacto para o corpo inteiro, que usam elásticos para realizar exercícios clássicos de peso corporal graças à resistência criada pelas faixas que podem tanto ficar presas ao corpo, quanto ser seguradas nas mãos.

Com isso, é possível trabalhar regiões do corpo como o core, glúteos e membros superiores.

Benefícios dos treinos de elástico

Os exercícios com elástico oferecem um treino de corpo inteiro que tem vários benefícios possíveis. A seguir, Rachel Piskin, co-fundadora do estúdio ChaiseFitness, dos Estados Unidos, aponta quais são eles:

Continua após a publicidade

A maioria dos treinos de elástico incorpora exercícios de peso corporal para ajudar você a construir músculos. De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o indicado é fazer exercícios de fortalecimento muscular duas vezes por semana para manter a massa muscular e a força.

“Os músculos das costas, peito e ombros trabalham para manter sua postura”, afirma Rachel – benefício que ajuda a manter o equilíbrio e flexibilidade.

  • Melhora o equilíbrio e a estabilidade
Continua após a publicidade

Os elásticos puxam o corpo contra a gravidade, exigindo equilíbrio e estabilidade para permanecer no chão. Com isso, os movimentos envolvem alternar sua postura e realizar exercícios em várias posições dos pés. “Você se familiarizará mais com a forma como seu corpo se move, o que melhora seu equilíbrio.”

Você salta, pula e corre consistentemente durante um treino de bungee fit. Ainda assim, os elásticos suportam seu peso, então os exercícios são fáceis para suas articulações e ajudam a prevenir lesões.

Continua após a publicidade

Essa pode ser uma maneira agradável de queimar calorias, contribuindo com a perda de peso. Vale lembrar que, segundo estudos, exercícios divertidos têm mais probabilidade de ajudar no processo de emagrecimento do que aqueles que não o motivam.

Todos os pulos e saltos, que são movimentos cardiovasculares, farão seu coração acelerar. Como resultado, ele ficará mais forte e será mais capaz de bombear sangue para seus pulmões.

Contraindicações e riscos dos exercícios de bungee

O bungee geralmente é seguro se o estúdio tiver instalado o equipamento corretamente. Ainda assim, a atividade pode ser contraindicada para algumas pessoas, como aquelas com lesões no corpo ou que passaram por cirurgia recentemente.

Continua após a publicidade

“Os exercícios de bungee também podem ser perigosos para grávidas, pois os cintos de bungee envolvem a cintura”, ressalta Rachel. “Você pode participar se as faixas elásticas estiverem acima da cabeça”, completa.

No entanto, o ideal é consultar um profissional de saúde para ter certeza de que a modalidade é segura em caso de gestação ou puerpério.

Qualquer pessoa pode praticar?

Os movimentos feitos no bungee fit são ótimos para o condicionamento físico e para quem busca exercícios de baixo impacto que sejam fáceis para as articulações.

“Os elásticos removem a pressão que você geralmente coloca em articulações instáveis ​​ao usar pesos, correr ou fazer exercícios de alta intensidade. No entanto, é importante seguir as instruções de um professor experiente, pois ele ajusta o elástico para cada pessoa individualmente”, aponta Amanda Paige, proprietária do estúdio de bungee fit Tough Lotus em Chandler, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Além disso, ela afirma que a maioria das aulas possui uma restrição de peso, de aproximadamente 110kg.

Quanto aos idosos, a atividade também pode ser realizada, pois ajuda a restaurar a massa e a força óssea e muscular. “Você perde osso e músculo conforme envelhece, o que afeta sua estabilidade e aumenta o risco de queda. Exercícios de fortalecimento muscular ajudam a preservar e construir força”, finaliza a profissional.

Sair da versão mobile