Emprego

CNU 2026 é cancelado; veja o que se sabe sobre o Enem dos Concursos este ano

CNU 2026 é cancelado; veja o que se sabe sobre o Enem dos Concursos este ano

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou nesta semana que não haverá edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em 2026, devido às restrições impostas pela legislação eleitoral.

Segundo a ministra, todos os resultados do certame precisam ser homologados antes dos três meses que antecedem as eleições, o que inviabiliza a realização da prova no ano que vem.

“Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral”, afirmou Dweck, em entrevista na segunda-feira (31).

Nova edição ainda em 2025

Apesar da suspensão em 2026, o governo prepara a segunda edição do CNU para o segundo semestre deste ano. A expectativa é que o edital seja lançado até junho de 2025, com aplicação da prova ainda em agosto, repetindo o cronograma da primeira edição.

Segundo Dweck, agosto é o mês com menor índice de chuvas, fator considerado estratégico após os impactos climáticos que adiaram concursos em 2024, especialmente no Rio Grande do Sul.

O que muda no CNU 2

A segunda edição do chamado “Enem dos Concursos” virá com melhorias importantes, segundo o Ministério da Gestão:

Continua depois da publicidade

1. Código de barras no cartão-resposta

Uma das principais mudanças será a adoção de código de barras no lugar do preenchimento de bolinhas com caneta preta. A medida visa evitar erros de identificação, como os registrados na edição anterior.

“A máquina consegue ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa, sem risco de confusão. Queremos que os candidatos se preocupem apenas com o conteúdo da prova, não com formalidades burocráticas”, explicou a ministra.

Continua depois da publicidade

2. Edital unificado por blocos

Diferentemente da primeira edição, que teve oito editais separados, a nova versão do concurso terá um único edital unificado, com divisões por blocos temáticos, o que deve facilitar o acesso às informações por parte dos candidatos.

3. Novas carreiras transversais

Continua depois da publicidade

A segunda edição do CNU incluirá duas novas carreiras de nível superior:
Analista Técnico de Justiça e Defesa
Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico

Essas carreiras são consideradas transversais, ou seja, podem atuar em diversos órgãos e entidades da administração pública federal.

Projeções e banca organizadora

O termo de referência para a escolha da banca responsável pelo CNU 2025 será publicado ainda em abril, segundo o ministério. A lista definitiva de órgãos e cargos participantes também está em fase de finalização.

Continua depois da publicidade

Na edição anterior, o concurso bateu recordes com 2,1 milhões de inscritos e 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais.

(com Agência Brasil)

Related posts
Emprego

Como soft skills impulsionam carreiras tech 

A popularidade das carreiras na área da tecnologia continua crescendo ano após ano, o que…
Leia mais
Emprego

Salários de admissão em São Paulo são os maiores do Brasil; veja o ranking

Em 2024, o salário de admissão real no Brasil, ou seja, o valor inicial oferecido a um trabalhador…
Leia mais
Emprego

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar...

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.