Emprego

Como impulsionar negócios, carreira e finanças

Como impulsionar negócios, carreira e finanças



A busca por autonomia financeira e a necessidade de inovação no ambiente corporativo têm impulsionado profissionais a explorar novos caminhos, tanto fora quanto dentro das empresas. O assunto foi abordado em live especial promovida pelo InfoMoney, que reuniu lideranças femininas para discutir os desafios e as oportunidades em meio às transformações do mercado de trabalho.

Entre as participantes estavam Carolina Cavenaghi, empreendedora, fundadora e CEO da Fin4She; Mari Amaro, apresentadora do ZAT; Fabiana Raulino, professora do MBA da XP Educação; e Rachel de Sá, estrategista de investimentos da XP.

Para Rachel de Sá, compreender as capacidades individuais é tão importante quanto desenvolver as chamadas soft skills. “Ser curiosa e saber fazer boas pesquisas também é uma mais-valia”, destacou. Ela observa que a maioria das pessoas que busca uma transição de carreira almeja, no fundo, maior autonomia financeira.

“Humildade para aprender é um fator agregador e pode fazer toda a diferença. A curiosidade e a aprendizagem contínua são o fio condutor para alcançar novos patamares profissionais.”

— Rachel de Sá, estrategista de investimentos da XP

Já Carolina Cavenaghi destacou que as mulheres, de maneira geral, estão mais abertas a dar passos para trás como estratégia de reposicionamento, especialmente quando o objetivo é empreender.

“Empreender é sempre um desafio e uma decisão difícil, e se torna ainda mais complexo para mulheres que têm filhos. Neste caso, é preciso transformar a maternidade em inspiração e manter o desejo de fazer mais.”

— Carolina Cavenaghi, CEO da Fin4She

O debate também abordou o conceito de intraempreendedorismo — o ato de empreender dentro de uma empresa. Segundo Fabiana Raulino, muitas organizações estão criando verdadeiros laboratórios internos, aplicando metodologias como o design thinking em projetos piloto. Isso abre espaço para profissionais que desejam se destacar e assumir iniciativas inovadoras.

Série exclusiva de 4 aulas 100% ONLINE e GRATUITO: Rota da Autonomia Financeira. Saiba mais aqui

Continua depois da publicidade

Um exemplo prático é a Metodologia Harvard Kiss, que busca fomentar a criatividade em equipes internas, promovendo um ambiente colaborativo e aberto. Inspirada por princípios aplicados pela Universidade de Harvard, a metodologia propõe manter as ideias simples e diretas, evitando a burocracia que pode inibir a inovação.

Para Fabiana, criar pequenos laboratórios dentro das empresas é essencial para impulsionar a transformação digital e motivar os colaboradores a assumirem uma postura mais inovadora e proativa.

O bate-papo concluiu que tanto a transição de carreira quanto o intraempreendedorismo são caminhos viáveis para conquistar independência financeira e se destacar no mercado de trabalho atual.

Related posts
Emprego

Salários de admissão em São Paulo são os maiores do Brasil; veja o ranking

Em 2024, o salário de admissão real no Brasil, ou seja, o valor inicial oferecido a um trabalhador…
Leia mais
Emprego

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar...

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a…
Leia mais
Emprego

decisão de Gilmar Mendes realça disputa entre STF e Justiça do Trabalho

A decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira (14), suspendendo todos os…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.