Ícone do site Blog – BolsaMaisBrasil.org

Elon Musk chinês? Bilionários da China correm atrás do sucesso da SpaceX

Elon Musk chinês? Bilionários da China correm atrás do sucesso da SpaceX

Nos últimos anos, boa parte dos investimentos da China na indústria espacial veio do espaço com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), mas agora o país se prepara para um novo passo, incentivando empresas privadas no setor. A principal inspiração para isso está nos Estados Unidos, mais especificamente na SpaceX, de Elon Musk.

A empresas privadas mudaram a forma como os EUA lidam com o segmento espacial. Apesar de boa parte dos investimentos nessas companhias ainda serem governamentais e através da NASA, a concorrência está trazendo cada vez mais players (e dinheiro) para o setor. De acordo com o Washington Post, a China se prepara para entrar de vez na exploração espacial comercial.

Segundo o jornal, pelo menos seis foguetes projetos por empresas privadas do país se preparam para voar ainda esse ano. Investimentos bilionários estão sendo feitos pelo governo chinês nessas empresas visando acelerar o desenvolvimento desses foguetes.

Os modelos são reutilizáveis, seguindo a estratégia da SpaceX com o Falcon 9. O grande objetivo é que a indústria local chinesa seja autossustentável, sem depender de empresas externas, um movimento que pode se intensificar ainda mais com o governo de Donald Trump nos EUA.

Foguete chinês Long March 3B Imagem: CAST

A China abriu seu setor espacial para empresas privadas há mais de 10 anos, em 2014. Mas o gasto privado no seguimento em 2024 praticamente dobrou em comparação com 2023, atingindo quase 3 bilhões de dólares.

Em entrevista ao jornal americano, o professor Linoln Hines, da Georgia Tech, disse que Pequim precisa dessas empresas para inovar. “Se a China continuar a ter essa indústria estatal inchada, ela pode fazer feitos enormes como ir ao outro lado da lua ou colocar humanos no espaço, mas ela pode inovar e competir com os Estados Unidos?”, disse ele.

Falcon 9 decolou com sucesso (Imagem: Reprodução/YouTube/NASA)

SpaceX é exemplo para a China no espaço

Apenas a SpaceX, maior expoente do setor privado nos EUA, foi responsável por mais da metade de todos os lançamentos orbitais do ano passado. Foi justamente esse sucesso que motivou outras empresas a investirem no setor e fazerem parceria com Pequim.

Leia mais:

“Isso é muito, muito importante porque o ambiente de financiamento na China é mais conservador do que nos EUA”, disse Lan Tianyi , fundador da empresa de consultoria Ultimate Blue Nebula, de Pequim. “Também serviu para trazer pessoas de outras indústrias para trabalhar em negócios relacionados ao espaço.”

LandSpace Technology (Imagem: Divulgação)

Um dos exemplos é a LandSpace Technology, cofundada por um ex-banqueiro, uma empresa chinesa líder privada de foguetes reutilizáveis. A companhia ganhou destaque em 2023 ao lançar um foguete movido a oxigênio líquido e metano, o mesmo propulsor usado mais tarde na Starship da SpaceX. 

A China ainda prepara pelo menos dois concorrentes para a rede de internet via satélite Starlink, da SpaceX, são eles a Guowang e Thousand Sails. O último, inclusive, possui acordo assinado para fornecer a tecnologia para o Brasil.


Sair da versão mobile