Negócios

GTC 2025: quais foram as novidades apresentadas pela NVIDIA?

GTC 2025: quais foram as novidades apresentadas pela NVIDIA?

A GTC (GPU Technology Conference), conferência anual da NVIDIA realizada na Califórnia, contou com anúncios relacionados aos setores de inteligência artificial (IA), robótica e redes de comunicação de próxima geração. A gigante das GPUs também anunciou novas aplicações para seus produtos em setores como veículos autônomos, telecomunicações e automação industrial.

Sob o comando do CEO Jensen Huang e com um foco cada vez maior na integração entre hardware e software, o movimento reforça o compromisso da NVIDIA em impulsionar a próxima geração de tecnologias disruptivas.

Quais são as inovações da NVIDIA?

  1. Nova geração de GPUs

De acordo com a Reuters, um dos destaques do evento foi o anúncio do Blackwell Ultra, a próxima geração de GPUs da NVIDIA. Projetado para suportar modelos de IA ainda maiores e mais complexos, a expectativa é que o Blackwell Ultra esteja disponível ainda no segundo semestre de 2025.

2. Robô humanoide

A NVIDIA também deu um passo significativo no campo da robótica com o Isaac GR00T N1, seu primeiro robô humanoide de código aberto. Equipado com um sistema de “pensamento rápido e lento”, semelhante aos modelos de raciocínio humano, a promessa é que o GR00T N1 seja totalmente personalizável.

3. Vera Rubin/Feyman

A NVIDIA anunciou as arquiteturas Vera Rubin e Feynman, projetadas para aprimorar a transferência de dados entre chips e elevar o desempenho de sistemas de IA. O Vera Rubin tem lançamento previsto para 2026, seguido pelo Vera Rubin Ultra em 2027 e, posteriormente, pelo Feynman em 2028.

4. Computadores pessoais de IA

Para democratizar o acesso à computação de alto desempenho, a NVIDIA apresentou o NVIDIA DGX, um supercomputador pessoal equipado com a plataforma Blackwell Ultra. Voltado para desenvolvedores, pesquisadores e estudantes, o dispositivo permite a criação de protótipos e modelos de IA diretamente no desktop.

5. Chips de Rede Spectrum-X e Quantum-X

Para otimizar a conectividade em fábricas de IA, a NVIDIA divulgou os chips Spectrum-X e Quantum-X, que utilizam tecnologia fotônica de silício para conectar milhões de GPUs. Os chips Quantum-X estarão disponíveis ainda em 2025, enquanto o Spectrum-X chegará em 2026.

6. Dynamo

No campo dos modelos de raciocínio, a NVIDIA anunciou o Dynamo, um software de código aberto que acelera a resolução de tarefas complexas por meio de etapas de pensamento estruturadas. A tecnologia foi pensada para que desenvolvedores criem soluções em grande escala com maior precisão e segurança. Assim como o DeepSeek, a promessa é da ferramenta reduzir custos e aumentar a eficiência.

Related posts
Negócios

Strava compra startup britânica de treinos Runna

O app de monitoramento de treinos Strava anunciou nesta quinta-feira (17) que firmou acordo…
Leia mais
Negócios

Brasil bate recorde na abertura de pequenos ne...

O Brasil bateu recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses deste ano, com…
Leia mais
Negócios

UP2Tech anuncia ex-TOTVS como novo VP do iBOI

A UP2Tech anunciou a contratação de Felippe Antonelle como novo vice-presidente da companhia para…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.