Negócios

Inter quer atrair novos clientes com rede social no seu aplicativo

Inter quer atrair novos clientes com rede social no seu aplicativo

O Inter anunciou hoje pela manhã o lançamento de uma rede social para seus clientes. De acordo com a instituição financeira, o Forum nasce com 10 milhões de usuários, cerca de um terço da base atual de correntistas. A rede pode ser acessada pelos clientes por meio de um botão na tela principal do aplicativo e tem recursos comuns em redes vizinhas como feed com scroll infinito, possibilidade de seguir e mencionar outros perfis e de postar fotos e vídeos.

Tela do aplicativo do Inter com o botão de acesso à rede social Forum. (Foto: Divulgação)

De acordo com João Vitor Menin, CEO global do Inter – que usa o @jvm no Forum – a ideia é que a rede não seja mais um produto, mas uma “liga” dos mais de 150 produtos do banco. Isso porque, além de fazer suas postagens e interações, os clientes poderão fazer compras no marketplace, ou investir em algum produto financeiro. “O Inter tem muitos produtos e quando você traz o conversacional, as pessoas interagem, criam inteligência coletiva e podem consumir mais produtos e mais voltados às suas demandas. O aumento pode ser até exponencial. Pode ser um marco importante na história do Inter assim como foi sair de um banco tradicional para um banco digital, ou o lançamento do marketplace”, disse João Vitor durante conversa com jornalistas em São Paulo.

De acordo com ele, além de fomentar mais engajamento, o Forum dever trazer novos correntistas para o Inter. “A gente consegue medir que houve aumento de contas com o shopping. [O Forum] Certamente vai ajudar a trazer mais correntistas”, pontuou.

Enquanto isso não acontece, o Inter já tem se beneficiado da inteligência coletiva da rede. João contou que durante uma reunião interna usou o Forum para saber se os clientes queriam, ou não, ter a possibilidade de trocar pontos do programa de benefícios Loop em limite de cartão de crédito. Em 15 minutos, a enquete lançada por ele trouxe a resposta: sim. A expectativa é que nas próximas semanas o recurso esteja disponível.

Assim como acontece nas outras redes, os usuários do Forum também serão recompensados pelas suas interações. De acordo com o volume de postagens e interações nos conteúdos, eles poderão ganhar pontos no Loop, o programa de recompensas do Inter. Segundo João Vitor, as premiações serão moldadas e alteradas de acordo com a evolução do Forum. Formas de monetização direta, como publicidade também poderão ser exploradas mais adiante.

Por ser uma rede fechada para correntistas, o executivo disse acreditar que a rede já nasce segura. Quem está ali está identificado e passou pelo processo de validação e pode ser identificado caso faça alguma coisa errada. A moderação das postagens será feita por meio do uso de tecnologia.

Durante evento em São Paulo hoje pela manhã, João Vitor disse que o Forum é a primeira rede social de investimentos do Brasil. Mas a ideia já foi testada por aqui e na América Latina pela Sproutfi, que acabou fechando as portas. A Invight, que recebeu investimento do BTG, era uma rede à parte que tinha a proposta de se conectar com diferentes corretoras. Mas também deixou de existir.

No Inter, o Forum surgiu a partir de um primeiro projeto com comunidades de investimento. Desde a criação do serviço, em 2018, 650 mil pessoas interagiram em 55 mil comunidades, segundo João Vitor. De acordo com ele, as comunidades continuarão a existir e serão mais integradas ao Forum.

Related posts
Negócios

Pitch Reverso: o que rolou na 1ª edição do ano?

O Startups realizou, na última terça-feira (15), mais uma edição do Pitch Reverso, sendo esta a…
Leia mais
Negócios

Creator economy para empreendedores: Como prof...

Creator Economy, em português, serve para Economia dos Criadores – o que se cria são conteúdos…
Leia mais
Negócios

Strava compra startup britânica de treinos Runna

O app de monitoramento de treinos Strava anunciou nesta quinta-feira (17) que firmou acordo…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.