Mundo

“Leia com uma criança” e “Ler pra Ser” promovem o acesso à literatura em diversas regiões

“Leia com uma criança” e “Ler pra Ser” promovem o acesso à literatura em diversas regiões

LEITURA
|
Notícia

Até dezembro deste ano, o Ler pra Ser está promovendo ações no Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA), em Camaragibe, atendendo a 60 crianças

A leitura como direito e cidadania é o ponto de partida do projeto Ler pra Ser, que desde 2009 vem promovendo a difusão da literatura em comunidades que possuem acesso precário a livros.

Idealizada pela produtora e empreendedora cultural Eliz Galvão, por meio da Liga Criativa, a iniciativa dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades). O projeto leva formação, acervo e valorização da cultura local para territórios invisibilizados.

“Mais do que distribuir livros, o projeto planta possibilidades. Por trás de cada biblioteca móvel doada, há oficinas de contação de histórias, mediação literária, encontros com mestres griôs da oralidade e a publicação de uma revista”, explicou Eliz Galvão, idealizadora e produtora cultural do projeto.

Até dezembro deste ano, o Ler pra Ser está promovendo ações no Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA), em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, atendendo a 60 crianças.

Como funciona o projeto

O Ler pra Ser conta com bibliotecas móveis chamadas Caixas de Histórias. Feitas artesanalmente em madeira e montadas sobre rodas, cada unidade carrega cerca de 40 livros voltados ao público infantil, juvenil e adulto, com obras que tratam de identidade, diversidade, cultura popular, acessibilidade e questões sociais urgentes.

Ao longo dos anos, 15 dessas bibliotecas foram entregues, totalizando 600 livros doados. Em 2025, o projeto já passou por Caruaru, no bairro das Rendeiras, no Agreste, e pelo centro de Vicência, na Zona da Mata. Além da entrega de livros, a iniciativa oferece oficinas formativas para crianças e adolescentes, que aprendem a montar espaços de leitura, catalogar livros, criar histórias e mediar rodas de leitura em suas comunidades.

Um dos pilares sociais do projeto é a acessibilidade. O Ler pra Ser oferece vagas para pessoas com deficiência, garantindo que elas participem das oficinas com intérprete de Libras, transporte acessível e livros que abordam temas inclusivos, com letras ampliadas.

Ao longo de todas as edições, o projeto foi incentivado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

 



Projeto Ler para Ser já doou um total de 15 equipamentos literários em cidades de diversas regiões de Pernambuco – Jennyfhem Mendonça

Distribuição de livros em creches e pré-escolas

Enquanto o Ler pra Ser leva literatura a comunidades mais afastadas, oferecendo capacitação para mediadores e envolvendo ativamente a cultura local. Outro projeto tem buscado aumentar a distribuição de livros em creches e pré-escolas em diversas cidades do país: o “Leia para uma Criança”. 

Completando 15 anos em 2025, o projeto Leia com uma criança, do Itaú Social, está expandido sua atuação para todos os estados da região Nordeste, com a previsão de distribuir 1,1 milhão de livros para as turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino – incluindo as redes de Pernambuco.

A ação beneficia diretamente crianças de 1.793 cidades, por meio das secretarias municipais de Educação, com a entrega de kits contendo dez livros de literatura infantil por turma. A proposta integra o apoio ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, e ao Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, que visa ampliar os acervos literários e incentivar práticas pedagógicas voltadas à leitura.

Desde seu lançamento, já foram distribuídos mais de 63 milhões de livros. O projeto também passou por diversas reformulações, como a ampliação do acervo literário de salas de referência em creches e pré-escolas, contribuindo para as estratégias pedagógicas dos profissionais da educação infantil.

“Após mais de uma década de atuação, o ‘Leia com uma criança’ passou por um processo de reformulação, e o Itaú Social identificou a necessidade de intensificar seus esforços para garantir o direito à leitura. Desde 2023, a iniciativa vem ampliando o acervo literário de salas de referência de creches e pré-escolas, contribuindo para as estratégias pedagógicas dos profissionais das instituições de Educação Infantil, especialmente para o trabalho das professoras e dos professores. Por meio dos livros, esses profissionais podem desenvolver atividades que promovem a cultura escrita e estimulam experiências de leitura literária de maneira prazerosa, lúdica e significativa”, explicou Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.

 

Related posts
Mundo

Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, aponta levantamento

GLICOSE | Notícia Dados estão no novo atlas da IDF. Brasil só…
Leia mais
Mundo

Joe Rogan contra Donald Trump

Joel Rogan, um dos maiores e mais influentes podcasters do mundo, tem feito críticas ao presidente…
Leia mais
Mundo

Fósseis de dinossauros de 167 milhões de anos são descobertos na Ilha de Skye

A Ilha de Skye, localizada na Escócia, é famosa por suas paisagens deslumbrantes e sua rica…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.