Digital

O “microcontrolador mais pequeno do mundo” mede apenas 1,38 mm² e custa 20 cêntimos

O “microcontrolador mais pequeno do mundo” mede apenas 1,38 mm² e custa 20 cêntimos

Estamos a chegar a uma escala que pode mudar completamente a nossa perceção de tecnologia. Este MCU alimentado por Arm Cortex-MO+ foi apresentado na Embedded World. Sim, o tamanho impressiona!

20 cêntimos é o preço da inovação

A Texas Instruments (TI) revelou, na Embedded World 2025, aquele que afirma ser “o menor microcontrolador (MCU) do mundo”.

O novo e minúsculo MSPM0C1104 mede apenas 1,38 mm², o que, segundo a TI, é aproximadamente do tamanho de um grão de pimenta preta.

A TI está a direcionar este MCU para aplicações em dispositivos médicos vestíveis e eletrónica pessoal, afirmando que é 38% mais pequeno do que os concorrentes mais compactos e que custará apenas 20 cêntimos por unidade em compras a granel.

O MSPM0C1104 da TI num pacote wafer à escala do chip mede apenas 1,38 mm2.

Quais as principais características deste MCU incrivelmente pequeno?

De acordo com a definição de um microcontrolador, o MSPM0C1104 da TI contém todos os componentes essenciais de um computador autónomo, ainda que numa escala muito reduzida.

Por exemplo, a CPU deste MCU é um Arm Cortex-M0+ de 32 bits, com uma frequência de funcionamento até 24 MHz. O processador tem acesso a 1 KB de SRAM e até 16 KB de memória flash.

Outros componentes essenciais para os fabricantes de dispositivos incluem um conversor analógico-digital de 12 bits com três canais, seis pinos de entrada/saída de uso geral e compatibilidade com interfaces de comunicação padrão, como UART (Universal Asynchronous Receiver Transmitter), SPI (Serial Peripheral Interface) e I2C (Inter-Integrated Circuit).

No seu blogue, a TI destaca ainda que os periféricos analógicos integrados, de alta precisão e velocidade, serão muito úteis para dispositivos que beneficiem de capacidades de deteção e controlo.

Onde poderá ser aplicado este microcontrolador?

O novo MSPM0C1104 é o menor membro da família de microcontroladores MSPM0 da TI e será particularmente valioso em dispositivos como auriculares e sondas médicas, onde o espaço na placa é limitado.

A TI afirma que este MCU permitirá experiências mais inteligentes e conectadas em dispositivos de dimensões reduzidas.

Ao analisar as fichas técnicas, verifica-se que estes novos MCUs podem operar em ambientes extremos, com temperaturas entre -40°C e 125°C.

Além disso, são energeticamente eficientes, consumindo apenas 87 μA/MHz em funcionamento e 5 μA em standby com retenção de SRAM. Incluem ainda um beeper integrado.



Related posts
Digital

Google Street View: Carros vão percorrer o país para actualizar mapas

A Google anunciou recentemente que irá recolher novas imagens para a funcionalidade Google Street…
Leia mais
Digital

Astrônomos descobrem a maior chance de vida fora da terra até aqui

Na Terra, as substâncias químicas dimetilsulfeto (DMS) e dissulfeto de dimetila são produzidas…
Leia mais
Digital

Por Que É Importante Monitorar o Ciclo Menstrual?

Como mulher, nem sempre me interessei pelo meu corpo. Na escola, o ciclo menstrual era tratado como…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.