Estilo de Vida

O que acontece com o nosso corpo quando ingerimos bebidas alcoólicas

O que acontece com o nosso corpo quando ingerimos bebidas alcoólicas

Não é novidade que a ingestão de bebidas alcoólicas pode levar a uma série de problemas de saúde. No entanto, apesar dessa informação já ser bastante conhecida, a verdade é que, quando se fala no funcionamento do organismo em geral, nem todo mundo sabe o que acontece com o corpo quando ingerimos álcool.

Consumir bebidas alcoólicas em pequenas quantidades oferece pouco risco à saúde e pode até ter alguns benefícios à saúde, como é o caso do vinho, de acordo com alguns estudos, por exemplo. No entanto, algumas pesquisas mais recentes afirmam que não existe realmente uma quantidade “segura” de álcool, já que até mesmo o consumo moderado pode impactar negativamente a saúde do cérebro.

Além disso, a ingestão dessas bebidas pode começar a afetar o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa ao longo do tempo, levando a efeitos mais sérios e mais perceptíveis.

O que acontece com o nosso corpo quando ingerimos álcool: efeitos nos órgãos

De acordo com o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, beber demais — em uma única ocasião ou ao longo do tempo — pode ter um impacto sério na sua saúde. Veja a seguir os efeitos no corpo:

Cérebro

O álcool interfere nas vias de comunicação do cérebro e pode afetar a aparência e o funcionamento do cérebro. Essas interrupções podem alterar o humor e o comportamento, além de dificultar o pensamento claro e a coordenação motora.

Continua após a publicidade

O consumo pode levar a mudanças no cérebro que podem afetar:

  • Memória e concentração;
  • Controle de impulsos;
  • Emoções, humor e personalidade;

Beber regularmente também pode afetar a saúde mental e o bem-estar geral, em parte porque o álcool pode piorar os sintomas de certas condições de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Além disso, você também pode notar sentimentos de ansiedade com uma ressaca.

Coração

Beber muito por um longo período ou demais em uma única ocasião pode danificar o coração, causando problemas como:

  • Cardiomiopatia – Alongamento e flacidez do músculo cardíaco
  • Arritmias – Batimento cardíaco irregular
  • AVC
  • Pressão alta
Continua após a publicidade

Fígado

Beber muito prejudica o fígado e pode levar a uma variedade de problemas e inflamações hepáticas, incluindo:

Continua após a publicidade

  • Esteatose ou fígado gorduroso
  • Hepatite alcoólica
  • Fibrose
  • Cirrose

Pâncreas

O álcool faz com que o pâncreas produza substâncias tóxicas que podem eventualmente levar à pancreatite, uma inflamação perigosa no pâncreas que causa inchaço e dor (que pode se espalhar) e prejudica sua capacidade de produzir enzimas e hormônios para uma digestão adequada.

Continua após a publicidade

Câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (NCI): “Há um forte consenso científico de que beber álcool pode causar vários tipos de câncer. Em seu Relatório sobre Carcinógenos, o Programa Nacional de Toxicologia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA lista o consumo de bebidas alcoólicas como um carcinógeno humano conhecido.

“A evidência indica que quanto mais álcool uma pessoa bebe — particularmente quanto mais álcool uma pessoa bebe regularmente ao longo do tempo — maior é seu risco de desenvolver um câncer associado ao álcool. Mesmo aqueles que não tomam mais do que uma bebida por dia e pessoas que bebem compulsivamente (aqueles que consomem 4 ou mais bebidas para mulheres e 5 ou mais bebidas para homens de uma só vez) têm um risco modestamente aumentado de alguns tipos de câncer. Com base em dados de 2009, estima-se que 3,5% das mortes por câncer nos Estados Unidos (cerca de 19.500 mortes) foram relacionadas ao álcool.”

Padrões claros surgiram entre o consumo de álcool e o aumento dos riscos de certos tipos de câncer:

Continua após a publicidade

  • Câncer de cabeça e pescoço, incluindo câncer de cavidade oral, faringe e laringe;
  • Câncer de esôfago: particularmente carcinoma espinocelular de esôfago;
  • Câncer de fígado;
  • Câncer de mama;
  • Câncer colorretal.

Sistema imunológico

Beber demais pode enfraquecer seu sistema imunológico, tornando seu corpo um alvo muito mais fácil para doenças. Bebedores crônicos são mais propensos a contrair doenças como pneumonia e tuberculose do que pessoas que não bebem muito. Beber muito em uma única ocasião diminui a capacidade do seu corpo de evitar infecções — mesmo até 24 horas depois de ficar bêbado.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Related posts
Estilo de Vida

Milão 2025: Brasil Brilha na Maior Festa do Design Mundial

por Almir Soares | Sócio-Diretor da A4&Holofote Comunicação Enquanto meus amigos postavam…
Leia mais
Estilo de Vida

Sua casa é refúgio de um mundo cheio de ruído – Vida Organizada

O mundo pode ser demais. O barulho das ruas, as luzes artificiais, a urgência dos dias. A cidade…
Leia mais
Estilo de Vida

Juliette fala sobre álbum novo, planos de casam...

Juliette promete uma experiência completa de balada, colocando todo mundo para dançar com seu novo…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.