Mundo

Primeiro molde de pedra conhecido para produção de moedas é descoberto na Espanha romana (FOTOS)

Primeiro molde de pedra conhecido para produção de moedas é descoberto na Espanha romana (FOTOS)

https://noticiabrasil.net.br/20250327/primeiro-molde-de-pedra-conhecido-para-producao-de-moedas-e-descoberto-na-espanha-romana-fotos-38975152.html

Primeiro molde de pedra conhecido para produção de moedas é descoberto na Espanha romana (FOTOS)

Primeiro molde de pedra conhecido para produção de moedas é descoberto na Espanha romana (FOTOS)

Sputnik Brasil

Pesquisadores da Universidade de Jaén descobriram o primeiro molde de pedra conhecido usado para produção de moedas na província romana da Hispânia, sendo uma… 27.03.2025, Sputnik Brasil

2025-03-27T07:30-0300

2025-03-27T07:30-0300

2025-03-27T07:30-0300

ciência e sociedade

arqueologia

espanha

andaluzia

moeda

cunhagem

casa da moeda

sociedade

pesquisa

sítio arqueológico

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/1b/38975031_3:0:1199:673_1920x0_80_0_0_9d38e5eb9a3fd76e95ee09c460cfbf46.jpg

Entre o final do século III e o século I a.C., várias casas da moeda surgiram na península ibérica, mas evidências tangíveis dessas oficinas são raras. Pesquisadores da Universidade de Jaén, região da Andaluzia, descobriram um molde de pedra usado para produção de moedas no sítio arqueológico de Obulco, na Espanha, um importante assentamento ibero-romano, especialmente no século II a.C., que serviu como um centro econômico e cultural devido à sua localização estratégica e casa da moeda ativa. A surpreendente descoberta na atual Porcuna vai ajudar a entender as práticas monetárias antigas na província romana da Hispânia, nos oferecendo pistas concretas sobre como a cunhagem de moedas era uma atividade intensa na região. O molde de pedra encontrado, medindo 11 cm de altura, 13,7 cm de comprimento e 5,4 cm de largura, é metade de um molde bivalve usado para criar discos de metal brutos que seriam estampados em moedas. A análise petrográfica confirmou que a pedra veio da unidade geológica local de Porcuna. A análise de espectrometria de fluorescência de raios X revelou uma liga de cobre-chumbo nas impressões metálicas do molde, semelhante às composições das moedas de Obulco. Pesquisadores associaram o molde à produção de jumentos de bronze entre 189 e 165 a.C., parte das primeiras séries de moedas emitidas pela cidade. Obulco foi uma das casas da moeda mais ativas no sul da Hispânia, emitindo moedas do final do século III ao século I a.C., com iconografia que refletia a integração ao sistema econômico romano. A descoberta do molde perto das fortificações da cidade levanta questões sobre a localização da casa da moeda dentro do layout urbano de Obulco, sugerindo, junto a outras descobertas semelhantes em Carteia, que as oficinas de cunhagem podem ter sido situadas em áreas periféricas sob controle de magistrados locais ou militares. As moedas cunhadas em Obulco durante o século II a.C. trazem nomes de magistrados locais inscritos em caracteres ibéricos e latinos, ilustrando a assimilação gradual das práticas administrativas romanas. A crescente produção monetária coincide com a reorganização territorial e expansão da agricultura de cereais, ligada ao sistema econômico da República Romana. O molde de Obulco serve como um indicador das transformações nas cidades ibéricas à medida que se integravam à estrutura imperial romana.

https://noticiabrasil.net.br/20250326/arqueologos-revelam-um-dos-maiores-tesouros-da-idade-do-ferro-ja-descobertos-no-reino-unido-fotos-38966178.html

espanha

andaluzia

império romano

2025

Sputnik Brasil

contato.br@sputniknews.com

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

notícias

br_BR

Sputnik Brasil

contato.br@sputniknews.com

+74956456601

MIA „Rossiya Segodnya“

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/1b/38975031_303:0:1200:673_1920x0_80_0_0_e827f2a09933c8d612739e752efdb2e0.jpg

arqueologia, espanha, andaluzia, moeda, cunhagem, casa da moeda, sociedade, pesquisa, sítio arqueológico, descoberta, pedra, império romano

arqueologia, espanha, andaluzia, moeda, cunhagem, casa da moeda, sociedade, pesquisa, sítio arqueológico, descoberta, pedra, império romano

Pesquisadores da Universidade de Jaén descobriram o primeiro molde de pedra conhecido usado para produção de moedas na província romana da Hispânia, sendo uma oportunidade de compreender a produção de moedas e a integração das cidades ibéricas ao sistema econômico romano.

Entre o final do século III e o século I a.C., várias casas da moeda surgiram na península ibérica, mas evidências tangíveis dessas oficinas são raras.
Pesquisadores da Universidade de Jaén, região da Andaluzia, descobriram um molde de pedra usado para produção de moedas no sítio arqueológico de Obulco, na Espanha, um importante assentamento ibero-romano, especialmente no século II a.C., que serviu como um centro econômico e cultural devido à sua localização estratégica e casa da moeda ativa.

A surpreendente descoberta na atual Porcuna vai ajudar a entender as práticas monetárias antigas na província romana da Hispânia, nos oferecendo pistas concretas sobre como a cunhagem de moedas era uma atividade intensa na região.

O molde de pedra encontrado, medindo 11 cm de altura, 13,7 cm de comprimento e 5,4 cm de largura, é metade de um molde bivalve usado para criar discos de metal brutos que seriam estampados em moedas. A análise petrográfica confirmou que a pedra veio da unidade geológica local de Porcuna.
A análise de espectrometria de fluorescência de raios X revelou uma liga de cobre-chumbo nas impressões metálicas do molde, semelhante às composições das moedas de Obulco. Pesquisadores associaram o molde à produção de jumentos de bronze entre 189 e 165 a.C., parte das primeiras séries de moedas emitidas pela cidade. Obulco foi uma das casas da moeda mais ativas no sul da Hispânia, emitindo moedas do final do século III ao século I a.C., com iconografia que refletia a integração ao sistema econômico romano.
O local onde os artefatos de ferro do Tesouro de Melsonby foram encontrados no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2025

Arqueólogos revelam um dos maiores tesouros da Idade do Ferro já descobertos no Reino Unido (FOTOS)
A descoberta do molde perto das fortificações da cidade levanta questões sobre a localização da casa da moeda dentro do layout urbano de Obulco, sugerindo, junto a outras descobertas semelhantes em Carteia, que as oficinas de cunhagem podem ter sido situadas em áreas periféricas sob controle de magistrados locais ou militares.
As moedas cunhadas em Obulco durante o século II a.C. trazem nomes de magistrados locais inscritos em caracteres ibéricos e latinos, ilustrando a assimilação gradual das práticas administrativas romanas.

A crescente produção monetária coincide com a reorganização territorial e expansão da agricultura de cereais, ligada ao sistema econômico da República Romana. O molde de Obulco serve como um indicador das transformações nas cidades ibéricas à medida que se integravam à estrutura imperial romana.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).



Related posts
Mundo

Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, aponta levantamento

GLICOSE | Notícia Dados estão no novo atlas da IDF. Brasil só…
Leia mais
Mundo

Joe Rogan contra Donald Trump

Joel Rogan, um dos maiores e mais influentes podcasters do mundo, tem feito críticas ao presidente…
Leia mais
Mundo

Fósseis de dinossauros de 167 milhões de anos são descobertos na Ilha de Skye

A Ilha de Skye, localizada na Escócia, é famosa por suas paisagens deslumbrantes e sua rica…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.