EstudosMundo

Qual a diferença entre eclipse solar e eclipse lunar?

Qual a diferença entre eclipse solar e eclipse lunar?

Um eclipse é um evento astronômico que pode ser visto tanto do Espaço quanto da Terra e tem características únicas, que mudam conforme a localização do observador.

Ele ocorre quando o Sol, a Lua, e a Terra entram em determinado alinhamento e ocasiona episódios, como a lua vermelha, e até o dia se transformando em noite. A seguir, confira a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar.

Como acontece em qualquer lua nova, durante a “Lua Negra”, o satélite natural da Terra fica com sua face iluminada voltada para o Sol, enquanto o lado escuro está voltado para a Terra (Imagem: BlueRingMedia/Shutterstock)

Saiba diferença entre eclipse solar e eclipse lunar

Como já dito anteriormente, o eclipse, visto do nosso planeta, é o resultado do alinhamento entre três astros: Sol, Lua, e Terra. Este acontecimento só é possível porque a maioria dos corpos do nosso Sistema Solar, com exceção da Lua, gira em torno do Sol, e isso faz com que os astros assumam posições diferentes de tempos em tempos.

Embora a Lua não orbite o Sol, ela orbita a Terra, então, também se movimenta. Com isso, esses objetos espaciais (Sol, Lua e Terra) giram e, eventualmente, se alinham um na frente do outro, ocasionando um evento astronômico intitulado de eclipse.

A partir deste alinhamento, é possível observar diferentes eventos, pois a posição de cada astro reflete diretamente naquilo que podemos observar.

Exemplo de eclipse solar parcial
Exemplo de eclipse solar parcial (Imagem: Kevin Kandlbinder/Unsplash)

Leia mais:

eclipse solar ocorre quando a Lua passa na frente da Terra, bloqueando total ou parcialmente o brilho do Sol. Nisso, é possível observar três diferentes variações desse tipo de eclipse:

  • Eclipse Solar Parcial: ocorre quando a Lua “engole” parte do Sol, o que o faz exibir uma forma similar a uma meia-lua;
  • Eclipse Solar Total: é o bloqueio mais eficiente da luz solar pela Lua e transforma o dia em “noite”. Essa variação costuma exibir a silhueta circular do Sol envolvida por um brilho esbranquiçado e pálido;
  • Eclipse Solar Anular: ocorre quando a Lua bloqueia a maior parte do brilho solar, mas a distância considerável da Terra, exibindo a silhueta do Sol envolvida por um círculo alaranjado, como um “anel de fogo”.
Exemplo de eclipse solar total
Exemplo de eclipse solar total (Imagem: Mathew Schwartz/Unsplash)

eclipse lunar acontece quando a Terra passa entre Sol e Lua, o que a faz projetar a sua sombra no satélite. Esse movimento pode ocasionar duas diferentes variações:

  • Eclipse Lunar Penumbral: acontece quando a Lua percorre um caminho pela penumbra da sombra da Terra, o que muda, de forma muito sutil, sua aparência para quem está na Terra. Em outras palavras, é como se a Lua ficasse mais escura;
  • Eclipse Lunar Umbral: ocorre quando a Lua passa pela parte mais escura da sombra da Terra, ocasionando mudança radical em sua aparência, pois nosso satélite natural passa a exibir brilho avermelhado ou acobreado em virtude da dispersão da luz solar.

A seguir, veja mais exemplos dos eclipses:


Related posts
Estudos

Pessoas que se distraem facilmente com smartph...

Nas últimas décadas, alguns estudos levantaram questões importantes sobre as implicações…
Leia mais
Mundo

Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, aponta levantamento

GLICOSE | Notícia Dados estão no novo atlas da IDF. Brasil só…
Leia mais
Estudos

Quem foram Rômulo e Remo, que inspira...

Imagine um mundo onde criaturas extintas há milhares de anos voltam a caminhar sobre a Terra…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.