Ícone do site Blog – BolsaMaisBrasil.org

Qual o masculino de baleia?

Qual o masculino de baleia?

Vamos te adiantar que o certo não é “baleio”, e esse termo não existe. O masculino de baleia é, na verdade, muito mais óbvio. A questão é que, muitas vezes, a Língua Portuguesa não apresenta uma diferenciação de gênero para determinados animais, e “baleia” segue essa lógica. O termo não varia e, para a maioria das pessoas, a palavra “baleia” é suficiente para indicar o animal sem especificar o sexo. A distinção é feita apenas quando necessário, normalmente em um contexto científico.

Nesses casos, uma das possibilidades é usar o termo é “caxarela”. Porém, ele não é muito utilizado no cotidiano, apenas em contextos mais técnicos como estudos acadêmicos e discussões especializadas.

A ambiguidade de “baleia”

No dia a dia, o termo “baleia” é amplamente aceito como neutro, sendo utilizado para se referir ao macho ou à fêmea da espécie sem qualquer problema. Isso acontece com muitos outros animais em português, onde a forma do nome não muda para identificar o gênero, como em “cavalo” e “égua”.

Quando for preciso esclarecer o sexo, é comum adicionar “macho” ou “fêmea” à palavra, ou seja, “baleia-macho”.

O uso de “caxarelo” no contexto científico

“Caxarelo” é uma palavra que, embora rara, possui um espaço específico na biologia marinha e em algumas regiões do Brasil. Ela é usada para indicar o macho da baleia, e seu uso está mais restrito a artigos científicos e textos especializados.

Continua após a publicidade

Em um estudo sobre o comportamento das baleias, por exemplo, o termo poderia ser empregado para diferenciar o macho da fêmea. Uma frase como “a observação do caxarelo durante a migração”, por exemplo, poderia ser comum.

Quando utilizar “caxarelo”?

Apesar de ser menos conhecido, “caxarelo” é uma palavra válida e correta dentro de determinados contextos. Para quem não está familiarizado com o termo, o mais simples é continuar usando “baleia” para se referir ao animal, mas vale a pena entender a diferença, especialmente em discussões mais técnicas ou ao explorar a fauna marinha de forma mais detalhada.

Veja outras dúvidas de português.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Sair da versão mobile