
Quem nunca ansiou por aquele momento do ano em que podemos finalmente dizer “estou de férias”? A palavra é tão comum que muita gente nem imagina que exista outra forma. E aí surge uma dúvida que depois que aparece não some mais: será que existe plural de “férias”? Ou, ainda, se eu tirar apenas um dia de folga, eu vou ter uma “féria”?
A resposta é que, surpreendentemente, os dois termos existem, “férias” e “féria”. Mas significam coisas diferentes.
Enquanto “férias” é o termo amplamente usado no português moderno para indicar o período de descanso, “féria” tem um uso mais incomum, descrevendo um único dia de folga ou a remuneração equivalente a um dia de trabalho.
+ Qual é o plural de ônibus?
“Férias”, no plural
A palavra “férias” é usada para indicar um período contínuo de descanso ou afastamento temporário das obrigações. Pode se referir a dias de folga do trabalho, das aulas ou de outras atividades regulares.
Mas é importante saber que, nesse sentido, a palavra não tem singular: sempre usamos “férias” no plural, como “parabéns”.
Veja exemplos:
- Finalmente minhas férias chegaram;
- Estarei de férias em julho;
- As férias escolares duram um mês;
- Vou tirar férias para descansar a mente;
+ Qual o plural de papel?
“Féria”, no singular
Já a palavra “féria”, no singular, não tem o mesmo significado que “férias”. Segundo o dicionário Michaelis, ela pode ser usada de quatro formas principais:
- Dia de descanso: usado antigamente para descrever feriados ou folgas;
- Remuneração diária: pagamento recebido por um dia ou uma jornada de trabalho;
- Lucro diário: o que se arrecada em um único dia em estabelecimentos comerciais;
- Dia útil: bastante comum em contextos históricos ou religiosos (como nas liturgias da Igreja Católica, em que as segundas, terças etc. são chamadas de “féria segunda”, “féria terça”, e assim por diante), seria o equivalente a “dia da semana”.
+ Qual é o plural de lápis?
Ou seja, embora “féria” também esteja ligada ao descanso, não deve ser usada como substituta de “férias” no sentido de pausa prolongada.
Todavia, por mais incomum e diferente que seja, você não estará errado se usar “féria” para se referir a um único dia de descanso.
Veja exemplos com todos os sentidos expostos:
- O operário recebeu a féria do dia;
- A loja teve uma féria fraca ontem;
- Passamos a féria no sítio do vovô;
- O patrão paga nossa féria toda sexta;
- Cada féria tinha uma demanda específica no calendário do convento.
+ “Pôsteres” ou “pôsters”: qual o plural de pôster?
Ou seja…
Embora as formas “féria” e “férias” estejam ambas corretas, elas não são sinônimos. “Férias” é o termo certo para falar do período de descanso planejado e prolongado, como as do trabalho ou da escola.
Já “féria”, mais raro no português atual, se refere a remunerações e lucros diários, ou, ainda mais incomum, um único dia de descanso. Doido, não é?
Confira outras Dúvidas de Português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Compartilhe essa matéria via:
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.