Estudos

Quem foram Rômulo e Remo, que inspira…

Quem foram Rômulo e Remo, que inspira…

Imagine um mundo onde criaturas extintas há milhares de anos voltam a caminhar sobre a Terra, desafiando os limites do tempo e da ciência. Não, não estamos contando a sinopse do filme “Jurassic Park”. A história aqui é digna de ficção científica, mas virou (quase) real. Colossal Biosciences, uma empresa americana de biotecnologia e engenharia genética, anunciou no início desta semana o nascimento de três filhotes semelhantes ao lobo-terrível, uma espécie considerada extinta há cerca de 10 mil anos. Batizados de Rômulo, Remo e Khaleesi, os animais não apenas carregam o peso de um avanço científico, mas também uma mitologia muito simbólica no nome.

Enquanto a filhote fêmea, Khaleesi, foi nomeada em homenagem à personagem de George R. R. Martin, os outros dois irmãos machos receberam os nomes dos lendários fundadores de Roma: Rômulo e Remo.

A lenda é uma das mais famosas da mitologia romana, repleta de traições, sobrevivência e forças do destino. Na narrativa, os gêmeos, ainda bebês, foram salvos da morte por uma loba, que os amamentou e os protegeu como filhos. E assim como na mitologia, os lobos-terríveis recriados pela ciência em 2025 também são um símbolo de renascimento. Só que agora são os humanos que cuidarão dos lobos!

Conheça um pouco mais sobre os lobos-terríveis e a lenda de Rômulo e Remo.

O que são lobos-terríveis?

À esquerda, o esqueleto de um lobo-cinzento. À direita, o de um lobo-terrível (Wikipédia/Reprodução)

Os lobos-terríveis (Aenocyon dirus) foram uma espécie de lobo das Américas durante o período do Pleistoceno Superior e o Holoceno Inicial (entre 125 mil e 10 mil anos atrás). Embora semelhantes aos lobos-cinzentos modernos (Canis lupus), eram maiores e mais robustos, com mandíbulas adaptadas para caçar animais maiores, como mastodontes, bisões antigos e cavalos pré-históricos. A espécie desapareceu há cerca de 10 mil anos devido à extinção de suas presas e mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Para trazer os animais “de volta à vida”, a Colossal Biosciences utilizou técnicas de edição genética para recriar as principais características do lobo-terrível. O DNA foi extraído de fósseis da espécie datados entre 13 mil e 72 mil anos e comparado ao genoma do lobo-cinzento, seu parente vivo mais próximo. Foram realizadas edições em 14 genes do lobo-cinzento para replicar traços físicos do Aenocyon dirus, como maior tamanho corporal, crânio mais largo e dentes mais fortes.

Os embriões geneticamente modificados, então, foram implantados em cadelas que atuaram como mães de aluguel. O resultado foi o nascimento dos filhotes Rômulo, Remo e Khaleesi.

Apesar da jornada impressionante da ciência, especialistas esclarecem que os animais não são geneticamente idênticos aos lobos-terríveis originais, mas sim híbridos com traços e semelhanças com a espécie extinta.

A lenda de Rômulo e Remo

Lupa Capitolina: loba com Rômulo e Remo. Obra medieval que imita um original etrusco
(Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após a publicidade

Na mitologia romana, Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos com um destino épico desde o nascimento. Filhos do deus Marte (Ares, na mitologia grega) e da humana Reia Sílvia, princesa de Alba Longa, a história deles começa com uma traição. Amúlio, seu tio, traiu a confiança da família e usurpou o trono do seu irmão Numitor, pai de Reia. Em nome de evitar que a sobrinha gerasse herdeiros, ele ordenou que a jovem se tornasse uma sacerdotista, forçando-lhe a castidade.

Certo dia, porém, Reia foi seduzida por Marte, o deus da guerra, da agricultura e, futuramente, de Roma. A mortal engravidou e deu à luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Ao saber do nascimento, Amúlio ordenou que os bebês fossem jogados em um cesto no rio Tibre, para morrerem afogados, e que Reia fosse presa.

Contra todas as probabilidades, os gêmeos sobreviveram. Foram salvos por uma loba – ou lupa, como é chamada na tradição romana – que os encontrou nas margens do curso d’água. A loba não apenas os esquentou e os protegeu como também os amamentou até serem encontrados por Fáustulo, um pastor humilde. Ao lado de sua esposa, Aca Larência, o pastor criou os meninos como se fossem seus próprios filhos.

Já adultos, Rômulo e Remo descobriram sua origem nobre e decidiram se vingar do tio-avô Amúlio. Juntos, derrotaram o usurpador, libertaram a mãe e devolveram o trono ao avô Numitor. Mas a ambição dos dois jovens não parou por aí: os irmãos decidiram fundar uma nova cidade às margens do Tibre, onde foram abandonados.

Continua após a publicidade

As divergências sobre o local exato da fundação, no entanto, levaram a uma briga entre os irmãos. Rômulo queria batizar a cidade de Roma e fundá-la no Palatino, enquanto Remo desejava dar o nome de Remora e fundá-la sobre o Aventino. A discussão escalou para a violência, e Rômulo matou o irmão Remo.

Rômulo, assim, fundou Roma em 753 a.C., reinando por 38 anos, até a sua morte em 716 a.C. Em algumas versões, depois de morto, ele foi deificado em Quirino, o deus do Estado romano.

A imagem da loba cuidando dos gêmeos é hoje um símbolo da fundação da cidade.

E a Khaleesi?

Os irmãos Rhaegar, Viserys e Daenerys Targaryen, da série Game of Thrones
(Khaleesiworld via Pinterest/Reprodução)
Continua após a publicidade

Entre os três lobos-terríveis recriados pela Colossal Biosciences, Khaleesi é a única que tem um nome ligado à cultura pop. O nome é inspirado na personagem Daenerys Targaryen, de “Game of Thrones”, que recebe o título de Khaleesi após seu casamento com Khal Drogo, líder dos Dothraki. Além disso, na narrativa, os lobos-terríveis são o símbolo da Casa Stark, com os mais jovens da família sempre tendo um destes animais para proteção.

Na língua fictícia criada por George R. R. Martin, khaleesi significa “rainha”, e ao longo da série, Daenerys personifica força, liderança e determinação. Assim como a lobo-terrível mais nova da Colossal Biosciences, Daenerys também era a caçula, tinha dois irmãos e vinha de uma família extinta.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Related posts
Estudos

Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil peque...

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Continua após…
Leia mais
Estudos

Já ouviu falar da Ilha de Páscoa? Sai...

Já ouviu falar de uma tal “Ilha de Páscoa” e automaticamente imaginou um lugar cheio de…
Leia mais
Estudos

Lei do Estágio: tudo o que você precisa saber sobre o tema

O principal objetivo do estágio é que os estudantes tenham oportunidade de iniciar sua carreira…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.