Emprego

Remuneração não condizente com as exigências do cargo

Remuneração não condizente com as exigências do cargo

A remuneração não condizente com as exigências do cargo é a principal causa de estresse no trabalho para 58,7% dos profissionais. É o que revela uma pesquisa realizada pela Michael Page, uma consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência. De acordo com o estudo Guia Salarial 2025, o esgotamento mental fruto de um salário inapropriado ficou à frente do  causado pelo relacionamento ruim com colegas ou líderes (39,4%), pela falta de participação na tomada de decisões e falta de controle sobre os processos (37,8%) e falta de perspectivas de carreira (32,9%).

O estudo apontou ainda que 36,5% dos colaboradores não se sentem amparados ou apoiados mentalmente e emocionalmente pela empresa em que trabalham, superando os que se sentem relativamente apoiados (30,5%), apoiados (20,2%) e muito apoiados (7,2%).

“A preocupação com a saúde mental e o equilíbrio entre a rotina pessoal e profissional já são prioridade para a maioria dos profissionais. As empresas que demorarem para entender a importância dessas questões podem sofrer para encontrar talentos e engajar seus colaboradores a médio e longo prazo. É essencial que as organizações coloquem esse assunto como uma prioridade e entendam que um bom ambiente faz toda diferença para um desempenho profissional saudável”, afirma Stephano Dedini, diretor-executivo da Michael Page.

Para elaborar a pesquisa, a Michael Page consultou, no ano passado, cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos entrevistados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A pesquisa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.

Outros fatores que desencadeiam estresse no trabalho

Continua após a publicidade

Além de questões salariais, relacionamento e perspectivas de carreira, o excesso de trabalho e jornadas longas também se destacam como causas significativas de insatisfação, impactando 32,5% dos profissionais.

Nível diário de estresse no ambiente corporativo

A pesquisa também procurou entender qual é o nível diário do esgotamento mental dos profissionais no ambiente de trabalho. Metade dos respondentes (50,5%) afirmou ter um moderado grau de estresse por dia, superando a média dos que têm um índice alto (24,2%), baixo (17,8%), muito alto (5,9%) e nulo (1,6%).

Continua após a publicidade

“Cerca de um em cada quatro profissionais enfrenta altos níveis de estresse no trabalho. Para mitigar esse impacto, é essencial que as organizações adotem abordagens proativas, como programas de bem-estar mental e suporte emocional estruturado. Criar uma cultura de suporte e diálogo contínuo fortalece o ambiente corporativo e reduz a rotatividade, ao mesmo tempo que promove resiliência e engajamento. O investimento em saúde mental dos colaboradores deve ser visto como um fator estratégico para o crescimento sustentável da empresa”, finaliza Dedini.

Compartilhe essa matéria via:

Related posts
Emprego

Salários de admissão em São Paulo são os maiores do Brasil; veja o ranking

Em 2024, o salário de admissão real no Brasil, ou seja, o valor inicial oferecido a um trabalhador…
Leia mais
Emprego

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar...

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a…
Leia mais
Emprego

decisão de Gilmar Mendes realça disputa entre STF e Justiça do Trabalho

A decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira (14), suspendendo todos os…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.