
Papel de Tech Lead ganha nova relevância frente à IA
A Inteligência Artificial está mudando o jogo no setor de tecnologia, e o papel do Tech Lead está mais relevante, com mudanças no perfil. A posição é estratégica em times de tecnologia, especialmente em desenvolvimento de software. E costuma ser a primeira etapa rumo a uma carreira de liderança no setor.
O que muda no do Tech Lead e como aproveitar potencial estratégico da posição que tem salários entre R$ 13 mil e R$ 35 mil
O tech lead é um líder que orienta e direciona a equipe de desenvolvimento em aspectos técnicos e estratégicos. Ele é responsável por tomar decisões importantes sobre arquitetura, tecnologias e práticas de desenvolvimento. “Diferente de um gestor de projetos, atua diretamente na implementação do código e guia a equipe, assegurando o alinhamento com os objetivos do projeto e da empresa”, esclarece Rodrigo Gonçalves, Coordenador da Faculdade de Tecnologia Rocketseat e Head de Educação do ecossistema de educação.
Impacto da IA
Da mesma forma como tantas outras carreiras, a posição e a preparação para se tornar Tech Lead são impactados pela relevância estratégica da Inteligência Artificial nos negócios. Os profissionais precisam entender como integrar modelos de IA às soluções da empresa. E saber aplicar ferramentas como modelos GPT e Copilot se tornou diferencial, passando menos tempo programando e mais arquitetando. Com a IA acelerando a etapa de desenvolvimento de códigos, o valor da posição está na visão que agrega sobre produto e arquitetura, assim como na gestão de times híbridos.
Por outro lado, aspectos da liderança técnica continuam essenciais: interpretar o negócio, tomar decisões difíceis e lidar com pessoas. O pensamento crítico, ético e sistêmico será mais valorizado do que nunca. “O Tech Lead é peça-chave para o sucesso de equipes de tecnologia, sendo responsável por unir excelência técnica, liderança de pessoas e visão estratégica. Sua atuação garante que os projetos avancem de forma eficiente, inovadora e alinhada às necessidades do negócio, tornando-se indispensável no cenário atual de transformação digital e alta exigência por resultados”, resume Rodrigo.
Como se tornar um Tech Lead
Para quem quer se preparar para assumir este papel, desenvolver habilidades de comunicação e liderança em projetos nos quais atua é o primeiro passo. Assim como buscar oportunidades para mentorar colegas e participar ativamente de decisões técnicas. O cargo exige uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais.
Rodrigo Gonçalves compartilha algumas dicas:
Aprenda mais sobre arquitetura de software, padrões de design e práticas de DevOps;
Busque conhecimento profundo em linguagens de programação alinhadas a metodologias ágeis. O Tech Lead precisa ser capaz de resolver problemas complexos e orientar a equipe tecnicamente;
Saiba como comunicar ideias complexas de maneira clara e acessível, especialmente ao lidar com stakeholders que não possuem um background técnico.
Procure mentores e networking. Converse com outros tech leads e líderes, trocando experiências e aprendizados.
Sobre a Rocketseat
Fundada no Brasil em 2017 por três programadores, a Rocketseat é uma escola de programação especializada que oferece cursos, pós-graduação e eventos voltados à comunidade de devs no mercado de tecnologia brasileiro com um ecossistema completo que atende não só profissionais, mas também empresas e times inteiros de tecnologia de grandes empresas como Mercado Livre, Ifood, Unimed, Banco do Brasil, entre outros. A empresa faz parte do grupo Digital House e ao todo, a Rocketseat já transformou a vida de mais de um milhão de pessoas por meio da educação. Isabela Castilho é a CEO da Rocketseat – à frente das operações.