Ícone do site Blog – BolsaMaisBrasil.org

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar…

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar…

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a interagir com frequência por meio de videochamadas, emails e mensagens, em vez de pessoalmente. 

Isso trouxe várias preocupações para a liderança das empresas, preocupadas com questões como comprometimento, cultura, dedicação e desempenho. Muitos deles temiam que a migração para o trabalho remoto iria prejudicar esses parâmetros. Eles tinham medo de que esse novo regime limitasse a capacidade dos funcionários de se conectarem com seus líderes, dificultando a construção de uma cultura ética forte.

Segundo um grupo de pesquisadores, uma maneira de garantir o compromisso dos funcionários com a empresa são bons líderes. Os colaboradores tendem a ter um melhor desempenho, bem-estar e comprometimento quando sentem que são supervisionados por líderes éticos – mesmo trabalhando remotamente.

“A liderança ética é evidente em uma organização quando os funcionários reconhecem valores como integridade, justiça e cuidado com os outros por meio das ações de um líder”, escrevem os pesquisadores envolvidos. As informações são baseadas em três estudos com vendedores, conduzidos entre 2021 e 2024, com o objetivo de entender como a liderança ética é percebida em um ambiente de trabalho remoto.

“Em todos os estudos, nossos resultados mostraram que, quando os vendedores percebem seus líderes como éticos, eles se sentem significativamente mais comprometidos com a organização”, afirmam. “Esse comprometimento, por sua vez, leva a um maior bem-estar e melhor desempenho.”

Continua após a publicidade

O interessante é que mesmo conforme os cargos ficavam mais remotos, essas observações e efeitos positivos se mantiveram. Isso sugere que a liderança ética é uma ferramenta poderosa e eficaz para uma empresa, independentemente do regime de trabalho.

“A liderança ética desempenha um papel crucial na formação da cultura no local de trabalho, influenciando desde a satisfação dos funcionários até o desempenho geral”, escrevem os pesquisadores. “Líderes que demonstram integridade, valores fortes e expectativas claras promovem um ambiente em que os funcionários se sentem apoiados e motivados. Isso, por sua vez, leva a um maior engajamento, menor rotatividade e melhor desempenho no trabalho.”

Contudo, os cientistas reforçam que, com o trabalho remoto, os funcionários podem ter dificuldade de perceber comportamentos éticos de seus líderes. Momentos espontâneos de escritório, como a forma que um gestor lida com uma situação difícil, têm menor chance de serem testemunhados.

Compartilhe essa matéria via:

Sair da versão mobile