Estilo de Vida

Chá de cavalinha serve para qualquer pessoa

Chá de cavalinha serve para qualquer pessoa

O chá de cavalinha tem se tornado popular por promover uma série de benefícios à saúde, incluindo ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante. Mas, será que todo mundo pode tomar essa bebida? Nesta matéria, vamos explorar as vantagens, as contraindicações e os riscos de exagerar no consumo do chá de cavalinha. Confira:

Benefícios do chá de cavalinha para a saúde

A seguir, Boa Forma revela os principais benefícios do chá de cavalinha para a saúde:

1

 

Diminui a retenção de líquidos

O chá de cavalinha garante propriedades diuréticas, facilitando a eliminação do acúmulo de líquidos no organismo, o que ajuda a diminuir inchaços e a sensação de peso.

Contribui para a saúde dos ossos

A cavalinha é fonte de minerais como silício, cálcio e magnésio, considerados importantes para a manutenção da saúde dos ossos. Dessa forma, o consumo regular do chá preparado com essa planta pode ser um grande aliado para a prevenção de problemas como a osteoporose.

Favorece cabelos e unhas

Por conter silício, a cavalinha pode colaborar para a melhora do aspecto de cabelos e unhas, deixando-os mais fortes, hidratados e com um crescimento saudável. A ação adstringente da planta pode trazer a melhora da oleosidade e evitar o aparecimento de espinhas.

Continua após a publicidade

Além disso, os antioxidantes diminuem os danos causados pelos radicais livres às células, o que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e de manchas.

Combate inflamações

A cavalinha tem substâncias que proporcionam ação anti-inflamatória, por isso, o chá dessa planta pode ser uma ótima forma de aliviar desconfortos relacionados à inflamações no corpo.

Garante ação antioxidante

O chá de cavalinha conta com compostos antioxidantes que combatem os radicais livres e o estresse oxidativo, ajudando a proteger o organismo contra danos que podem levar ao envelhecimento precoce e ao aumento do risco de doenças crônicas.

Riscos do consumo excessivo

O uso prolongado e excessivo do chá de cavalinha pode resultar em alguns efeitos colaterais, entre eles, carência de vitamina B1, pela ação da tiaminase, problemas na pressão arterial e danos no fígado.

Continua após a publicidade

Por isso, a recomendação geral é não tomar mais do que três xícaras de chá por dia e evitar consumir a bebida de forma contínua.

Chá de cavalinha serve para qualquer pessoa?

Não, o chá de cavalinha não serve para qualquer pessoa. Existem algumas contraindicações para o seu consumo, e é sempre indicado consultar um profissional de saúde antes de incluir a bebida no cardápio.

O chá de cavalinha não é recomendado para crianças com menos de 12 anos, grávidas e lactantes. Além disso, se você está tomando medicamentos, sofre com problemas renais, insuficiência cardíaca ou tem outras condições médicas específicas, o ideal é evitá-lo.

Related posts
Estilo de Vida

Sua casa é refúgio de um mundo cheio de ruído – Vida Organizada

O mundo pode ser demais. O barulho das ruas, as luzes artificiais, a urgência dos dias. A cidade…
Leia mais
Estilo de Vida

Juliette fala sobre álbum novo, planos de casam...

Juliette promete uma experiência completa de balada, colocando todo mundo para dançar com seu novo…
Leia mais
Estilo de Vida

Posição correta dos braços para fazer o exerc...

Veja como posicionar os braços para fazer a rosca direta (Freepik/Freepik) …
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.