Emprego

DeepSeek pode abalar profundamente o mercado (e empresas) de inteligência artificial

DeepSeek pode abalar profundamente o mercado (e empresas) de inteligência artificial


Ainda que o Goldman Sachs entenda que o pânico do mercado foi um pouco exagerado, os analistas do banco dissecam os possíveis impactos de uma IA mais barata e eficiente para o mercado de tecnologia global no curto, médio e longo prazo.

A chegada da DeepSeek no mercado global abalou as big techs, as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, colocando em xeque a narrativa de que seria necessário um investimento muito maior para a criação de modelos de inteligência artificial (IA) generativa de alta performance.

Como resultado, houve uma sangria na última segunda-feira (27) das gigantes do setor, em especial aquelas que cresceram com base no desenvolvimento de chips e semicondutores de alta tecnologia, como a Nvidia (Nasdaq: NVDA).

Ainda que o Goldman Sachs entenda que o pânico do mercado foi um pouco exagerado, os analistas do banco dissecam os possíveis impactos de uma IA mais barata e eficiente para o mercado de tecnologia global no curto, médio e longo prazo.

A conclusão é de que são múltiplas as frentes que uma empresa pode atuar no ramo de IA, da geração de energia até a aplicação especializada, passando pelo armazenamento de informações e por aí vai. 

Em outras palavras, a demanda por tecnologia de ponta não deve acabar pela chegada da DeepSeek ao varejo — ainda que ela possa abalar algumas estruturas no curto e médio prazo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DeepSeek e a inteligência artificial no mundo

Voltando alguns passos, a DeepSeek é uma startup que lançou seu modelo de linguagem (LLM) mais moderno por uma fração do custo de outras IAs generativas.

Enquanto o ChatGPT 4.0 precisou de US$ 100 milhões para ser desenvolvido, o DeepSeek-V3 custou cerca de US$ 5,6 milhões, segundo a própria empresa chinesa. 

O valor de uma empresa ligada diretamente à IA é definido principalmente por dois indicadores: a capacidade de armazenamento de dados (isto é, data centers) e ao poder computacional para gerir essas informações (chips e semicondutores). 

A DeepSeek conseguiu baratear o custo de criação de uma IA generativa nesse último quesito, usando processadores de gerações anteriores e softwares de código aberto, por exemplo.

E a chegada do DeepSeek pode criar um novo movimento de criação de novas IAs de baixo custo, o que tende a influenciar em todos os segmentos do setor. 

A chave para o futuro é…

Já no campo dos data centers, o uso de IAs cada vez mais eficientes pode reduzir as despesas com o armazenamento de informações. 

Atualmente, existe uma oferta limitada de data centers — o que tem beneficiado empresas ligadas ao setor, como Digital Realty e Equinix.

Porém, a chegada de IAs mais eficientes e mais especializadas pode exigir cada vez menos desses espaços de armazenamento de informações, mudando também a dinâmica desse segmento. 

Essa melhora de eficiência também deve afetar o investimento (capex) em projetos já existentes de gigantes do setor, como Microsoft, Meta e Google — tanto positivamente, com a chance de cortes de gastos para o desenvolvimento dos projetos, quanto negativamente, com o aumento dos custos dos data centers devido a alta demanda.

Related posts
Emprego

Salários de admissão em São Paulo são os maiores do Brasil; veja o ranking

Em 2024, o salário de admissão real no Brasil, ou seja, o valor inicial oferecido a um trabalhador…
Leia mais
Emprego

Uma liderança ética pode aumentar o bem-estar...

Muitos empregos migraram para a atuação remota. Com isso, gestores e funcionários passaram a…
Leia mais
Emprego

decisão de Gilmar Mendes realça disputa entre STF e Justiça do Trabalho

A decisão tomada pelo ministro Gilmar Mendes nesta segunda-feira (14), suspendendo todos os…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.