Estudos

Já ouviu falar da Ilha de Páscoa? Sai…

Já ouviu falar da Ilha de Páscoa? Sai…

Já ouviu falar de uma tal “Ilha de Páscoa” e automaticamente imaginou um lugar cheio de coelhos? Ou então pensou que ela teria algo a ver com a ressurreição de Jesus? Bem, a última resposta está parcialmente certa, mas a explicação está mais para a relação com o eurocentrismo. Também conhecida como Rapa Nui, esse lugar é puro mistério, cultura e um destino dos sonhos para quem curte história e aventura.

O GUIA DO ESTUDANTE bateu um papo com Ricardo Roitburd, professor de Turismo do Senac São Paulo, que contou tudo sobre esse lugar que é uma aula de história ao ar livre – com vulcões, cavernas, e aquelas estátuas gigantes que parecem ter saído direto de um filme de fantasia.

+ Sabia que a festa da Páscoa é mais antiga que Jesus e os judeus?

A origem do nome

Parece mágica, mas a Ilha de Páscoa é real e fica lá no meio do Oceano Pacífico, a mais de 3.500 km da costa chilena. Isso mesmo: apesar de estar na Oceania, ela pertence ao Chile, mais precisamente à região de Valparaíso.

Segundo o professor Ricardo, a ilha ganhou esse nome porque foi encontrada por um explorador neerlandês, Jacob Roggeveen, em pleno Domingo de Páscoa de 1722. Mas calma lá: ela já tinha dono! O povo originário local, os Rapa Nui, vivia por lá bem antes disso e chamava a ilha de… Rapa Nui mesmo – que significa “Ilha Grande”.

Por isso, a Ilha de Páscoa não tem exatamente a ver com a história de Jesus Cristo e a celebração religiosa, mas sim com uma tradição bastante associada ao colonialismo: batizar novos lugares “descobertos” com os símbolos da cultura descobridora (neste caso, elementos do catolicismo).

Continua após a publicidade

No caso do Brasil também aconteceu algo bem semelhante. Enquanto alguns povos originários daqui chamavam o território de Pindorama (terra das Palmeiras), Pedro Álvares Cabral tratou logo de batizar como Ilha de Vera Cruz. O nome, assim como na Ilha de Páscoa, tem a ver com o catolicismo: a expedição de Cabral acreditava carregar consigo lascas da verdadeira cruz em que Cristo fora crucificado.

+ Repertório: entenda conceitos da decolonialidade para usar na redação

A história das estátuas gigantes

(Canva/Reprodução)

Sabe aquelas estátuas enormes que a gente vê nas fotos? São chamados de moais, construções de pedra vulcânica que representam os rostos dos ancestrais do povo Rapa Nui.

Continua após a publicidade

“Existem mais de 800 moais espalhados pela ilha. Foram esculpidos entre os séculos 13 e 16 e podem chegar até 21 metros de altura e pesar 75 toneladas”, explica o educador. Cada um é único: tem orelhas longas, outros usam chapéus vermelhos (os “pukaos”) e alguns estão até enterrados. Aliás, o nome “moai” vem de “Moai Aringa Ora”, que significa “rosto vivo de nossos ancestrais.

+ Veja fotos coloridas do descobrimento da tumba de Tutancâmon

Para além dos moais: praias, histórias e festivais

Rapa Nui é muito mais do que moais. A ilha também oferece paisagens naturais incríveis e histórias que atravessam gerações. Um exemplo é a praia de Anakena, uma das duas únicas com areia branca. Segundo Ricardo, a tradição local conta que foi lá que o rei Hotu Matu’a desembarcou com os primeiros habitantes da ilha por volta do ano 1000 d.C., vindo da Polinésia. A maior praia da ilha, por outro lado, é formada por lava negra.

Outro ponto interessante citado pelo professor é a caverna Ana Kai Tangata, que pode ter sido usada para reuniões e ensino. Já o trekking da Rota dos Moais passa por várias estátuas e termina no vulcão Poike, o ponto mais alto da ilha.

Continua após a publicidade

Todos os anos, em fevereiro, acontece o festival Tapati, com danças típicas, competições esportivas e trajes tradicionais.

Ainda dá para visitar:

  • O povoado cerimonial de Orongo, onde aconteciam competições pelo título de “homem-pássaro”;
  • A região de Rano Raraku, onde os moais eram esculpidos (e onde ainda existem estátuas inacabadas);
  • A Cueva de las Vírgenes, local de reclusão de jovens mulheres.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Related posts
Estudos

Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil peque...

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Continua após…
Leia mais
Estudos

Lei do Estágio: tudo o que você precisa saber sobre o tema

O principal objetivo do estágio é que os estudantes tenham oportunidade de iniciar sua carreira…
Leia mais
Estudos

confira as 15 dezenas sorteadas do concurso 3369

Foram sorteadas, na noite deste terça (15), as 15 dezenas da Lotofácil válidas pelo…
Leia mais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.