Digital

Manus AI: conheça a IA chinesa capaz de pensar como humano

Manus AI: conheça a IA chinesa capaz de pensar como humano

A China não para de tentar entrar na corrida pela inteligência artificial. Depois do fenômeno DeepSeek e da tentativa da Alibaba de superar o modelo open source, chega uma novidade no mercado chinês: Manus AI. Descrita como um “agente de IA”, a tecnologia é capaz de fazer pesquisas, criar textos, planilhas e linhas de código.

A diferença do Manus AI para o que conhecemos de inteligência artificial hoje é que a nova ferramenta chinesa promete trabalhar de forma autônoma, como se fosse um cérebro humano. De acordo com o próprio site do Manus AI, a tecnologia “se destaca em diversas tarefas no trabalho e na vida, fazendo tudo enquanto você descansa”.

Yichao ‘Peak’ Ji, co-fundador e cientista-chefe do projeto considera que o Manus AI possa ser o próximo passo na evolução da inteligência artificial geral (chamada de ‘AGI’ na sigla em inglês), um campo de pesquisa teórica de IA que tenta criar softwares com inteligência semelhante à humana. Confira no vídeo:

Ao dar um comando para o Manus AI, a ferramenta vai além de simplesmente reagir ou analisar informações sob solicitação. Ele é capaz de traçar estratégias, agir e refinar suas próprias decisões sem intervenção humana, dispensando novas instruções.

Para entender como isso funcionaria na prática, imagine que você é um empresário e quer contratar um novo funcionário: agora, você tem um arquivo zip cheio de currículos. Ao passar essa tarefa para o Manus AI, a ferramenta lê cada documento, identifica as habilidades mais relevantes, cruza essas informações com as demandas do mercado e entrega uma recomendação de contratação, incluindo uma planilha detalhada que ele mesmo cria.

Atualmente, o Manus AI está em fase beta privado. Sendo assim, o público ainda não consegue ter acesso à ferramenta para testes.

Ao tentar acessar o Manus AI, a ferramenta exige um código de convite para liberar o acesso

Open source virou a nova ‘moda chinesa’?

Assim como o DeepSeek liberou seu código para o público explorar e criar novos modelos em cima, o Manus AI pretende fazer o mesmo, como se fosse uma nova “tendência” dentro do mercado chinês de tecnologia.

Isso, claro, democratiza o acesso às novas tecnologias de inteligência artificial, colaborando para estudos, pesquisas e também a criação de novos modelos no mercado.

No mesmo vídeo citado acima, Yichao ‘Peak’ Ji menciona que o projeto pretende contribuir, uma vez que “o Manus opera como sistema multiagente alimentado por vários modelos distintos”. A previsão é que o Manus AI abrirá o código de alguns destes modelos no final do ano.

Related posts
Digital

Aplicativos Gratuitos para Android e iOS da Semana

Fim de semana de Páscoa também é perfeito para conferir dicas imperdíveis de aplicativos e jogos…
Leia mais
Digital

iPhone 16 Pro: apenas uma versão compacta do melhor celular Apple? Análise / Review

O TudoCelular analisou o que o iPhone 16 e sua versão Pro Max têm a oferecer…
Leia mais
Digital

Google Street View: Carros vão percorrer o país para actualizar mapas

A Google anunciou recentemente que irá recolher novas imagens para a funcionalidade Google Street…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.