Estudos

O que é PPI no Prouni? Entenda o significado da sigla

O que é PPI no Prouni? Entenda o significado da sigla

As inscrições do Prouni 2025 começaram nesta sexta-feira (24), e com elas muitas dúvidas clássicas. Quem participou do Sisu também pode se inscrever no Prouni? O que renda bruta e per capita? Quem tem direito a concorrer no programa? O GUIA DO ESTUDANTE já ajudou com todos estes questionamentos (basta clicar em cima dos links), e abaixo respondemos a mais uma questão que está afligindo os candidatos: afinal, o que é PPI?

Em resumo, PPI é a sigla para pretos, pardos e indígenas, e corresponde a uma das modalidades de concorrência do Prouni. As outras duas modalidades são Ampla Concorrência (para candidatos que não se enquadram em nenhuma cota) e PCD (pessoas com deficiência).

Mas afinal, quem pode concorrer como PPI?

Para pretos e pardos, o que vale na hora de se inscrever no Prouni – assim como no Sisu e em outros vestibulares – é a autodeclaração. Isso significa que o candidato estará alegando que pertence a um destes dois grupos, sendo preto ou pardo.

Ele não precisa de nenhum tipo de documento que comprove isto, mas deve estar ciente que, na hora da matrícula, as universidades podem submetê-lo a bancas de verificação. O que essas bancas avaliam? Se o candidato de fato tem elementos físicos que o caracterizem como tal. Isso inclui cor da pele, textura do cabelo, traços do rosto (como nariz e boca), entre outros.

Continua após a publicidade

Não entra na conta a ascendência do candidato – ou seja, se ele tem pais ou avós negros. O que conta, exclusivamente, é a aparência dele próprio.

Esse critério é implementado no Brasil porque, por aqui, pessoas negras costumam sofrer racismo por conta de suas características físicas, e não por causa de seu histórico familiar. É diferente do que ocorre, por exemplo, em países com os Estados Unidos, onde o que conta é sua descendência. Por lá, uma pessoa pode ter o fenótipo (aparência) de alguém branco, mas se tiver pai ou mãe negro, já é considerado afro-americano.

Se ainda tiver dúvidas sobre ter direito ou não às cotas para pretos e pardos, vale ler este texto do GUIA DO ESTUDANTE, que explica o assunto a fundo.

Continua após a publicidade

Mas e os índigenas?

Embora os indígenas estejam inclusos nas cotas PPI, que exigem apenas autodeclaração, neste único caso algumas universidades costumam exigir um ou mais documentos que comprovem a ascendência do candidato.

Os mais comuns são:

  • Carta de recomendação emitida por liderança indígena, seja ela uma personalidade ou um ancião reconhecido;
  • Registro de Nascimento Indígena (Rani), documento emitido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai);
  • Fotos e memorial sobre trajetória pessoal e ligação com a cultura indígena.
Continua após a publicidade

Por isso, vale checar junto à instituição onde pretende se candidatar quais são os critérios.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Related posts
Estudos

Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil peque...

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Continua após…
Leia mais
Estudos

Já ouviu falar da Ilha de Páscoa? Sai...

Já ouviu falar de uma tal “Ilha de Páscoa” e automaticamente imaginou um lugar cheio de…
Leia mais
Estudos

Lei do Estágio: tudo o que você precisa saber sobre o tema

O principal objetivo do estágio é que os estudantes tenham oportunidade de iniciar sua carreira…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.